Do encontro, também participaram o ex-vereador do PDT, Carlos Dutra; o deputado pastor David Durand; o presidente Ronaldo Martins; e Carmelo Neto, ex-integrante do MBL. Foto: Divulgação.

Sem muito alarde, o deputado estadual André Fernandes se filiou na tarde desta segunda-feira (10), ao Partido Republicanos, mesma legenda em que estão filiados os filhos do presidente Jair Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (REPU-RJ) e o vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro. Como foi dado ciência pelo Blog do Edison Silva na semana passada, a executiva nacional do PSL, sigla a qual o parlamentar estava filiado, está requerendo na Justiça Eleitoral, a vaga de Fernandes na Assembleia Legislativa do Ceará.

O presidente estadual do PSL, o deputado federal Heitor Freire, informou ao Blog que a saída de Fernandes da legenda, no âmbito local, se deu de forma amistosa, sem qualquer contestação. No entanto, a nacional, através do sua liderança maior, Luciano Bivar, contestou a forma como o parlamentar deixou os quadros do partido e, então, entrou com representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) requerendo o mandato do deputado, eleito com o maior número de votos nas eleições de 2018.

Executiva nacional do PSL quer tomar mandato de André Fernandes por infidelidade partidária. Deputado disse que tinha saído tranquilamente

Além dele, o suplente de deputado, Júlio Aquino Júnior, o “Juninho”, também entrou com ação para assumir o mandato no lugar de Fernandes, uma vez que ele deixou os quadros do PSL. Juninho obteve pouco mais de 5 mil votos nas eleições gerais passadas, enquanto que André, o mais votado, alcançou a marca de 109.142 sufrágios.

Agora no Republicanos, partido alinhado ao Bolsonarismo no Brasil, o parlamentar acredita que terá mais liberdade para atuar na Casa.

O presidente da legenda no Ceará é o pastor Ronaldo Martins, ex-deputado federal e até o início do ano aliado do prefeito Roberto Cláudio (PDT). A legenda rompeu tanto com a gestão municipal em Fortaleza quanto com o governador Camilo Santana.

Com o ingresso de Fernandes no Republicanos, o partido passa a ter dois deputados na Casa Legislativa, já que atualmente tem como único membro na Assembleia o pastor David Durand. A legenda vem buscando se fortalecer para tentar eleger o maior número de filiados a vereador de Fortaleza no pleito de novembro próximo.

“Nós do Republicanos estamos recebendo o deputado mais jovem do Brasil. O André é um cidadão de bem, defende a legítima defesa, é contra a ideologia de gênero, contra o aborto e drogas. Não tenho dúvidas que ele se encaixa perfeitamente em nossos ideias, na luta de nosso partido”, afirmou o presidente estadual do Republicanos, Ronaldo Martins.

André Fernandes, por sua vez, afirmou que desde o primeiro momento se sentiu bem acolhido na nova legenda. “Muito me orgulha fazer parte desse partido íntegro, organizado e modesto. Gosto do Republicanos, gosto do partido e de quem está dentro do partido. Contem comigo nessa luta”, afirmou o parlamentar.

Durante a filiação de Fernandes, estiveram presentes também o presidente municipal do Republicanos, David Durand, o ex-vereador Carlos Dutra, que até pouco tempo estava filiado ao PDT e era membro da base governista do prefeito Roberto Cláudio, e Carmelo Neto, ex-membro do Movimento Brasil Livre (MBL), e uma das apostas da agremiação para a Câmara Municipal de Fortaleza.

Justiça Eleitoral intima deputado a responder sobre pedido de perda de mandato

O juiz David Sombra Peixoto, relator dos dois processos impetrados contra André Fernandes na Justiça Eleitoral por perda de mandato por infidelidade partidária, determinou à Secretaria Judiciária que proceda a citação do parlamentar para que ele responda a demanda no prazo de cinco dias. O despacho é do último dia 7 de agosto, sexta-feira passada.

Segundo a decisão, o mandatário que se desfiliou e o eventual partido em que esteja inscrito serão citados para responder no prazo estipulado, contados do ato da citação. Na resposta, o requerido juntará prova documental, podendo arrolar até três testemunhas, “e requerer, justificadamente, outras provas, inclusive requisição de documentos em poder de terceiros ou de repartições públicas”.