Deputado Heitor Freire afirmou que será candidato pelo PSL e já teria fechado com o PRTB do vice-presidente da República, Hamilton Mourão. Foto: Divulgação.

Deputado Capitão Wagner (PROS) já havia dado como certo o apoio do PSL à sua candidatura no pleito deste ano em Fortaleza. No entanto, o presidente estadual da sigla, o deputado federal Heitor Freire, bateu de frente e impôs seu nome como candidato a prefeito da cidade, o que deve ser confirmado no próximo dia 14 de setembro, data da convenção partidária da sigla liberal.

Uma eventual participação do PSL na coligação à candidatura de Wagner que daria maior tempo de rádio e televisão, além de recursos, suficientes para participar das eleições municipais em Fortaleza com mais tranquilidade, parece que não acontecerá. Apesar de ter atraído muitos partidos para sua coligação, o pré-candidato convenceu apenas partidos pequenos, sem muita representatividade (ou nenhuma) na Câmara Federal.

Dos partidos que estão alinhados com o PROS na disputa em Fortaleza, somente Republicanos e Podemos têm alguma força para ajudar o candidato. O PSL, por outro lado, segunda agremiação que mais elegeu deputados federais em 2018, deve lançar candidatura própria no próximo dia 14 de setembro.

Único nome na sigla que se colocou como pré-candidato, o deputado federal Heitor Freire brigou junto com a executiva nacional do seu partido para que a legenda tenha uma candidatura própria na Capital cearense. Até a tarde deste sábado (29), o que se sabia era que o PSL realizaria sua convenção no dia 7 de Setembro, mesma data marcada pelo PROS para apresentar, oficialmente, Capitão Wagner candidato.

Ao Blog do Edison Silva, Heitor Freire afirmou que será candidato pelo PSL a prefeito de Fortaleza, inclusive, já teria fechado com o PRTB, que tem como principal representante no País, o vice-presidente da República, General Hamilton Mourão. Recentemente, como foi mostrado aqui, o parlamentar se reuniu com Mourão para, dentre outras coisas, discutir sucessão na Capital cearense.

Segundo Freire, o partido está conversando ainda com o Patriota, partido atualmente alinhado com a base de apoio do prefeito Roberto Cláudio (PDT). No entanto, o presidente regional do Patriota, Samuel Braga, diz que o deputado Heitor Freire não tem autorização para falar em nome da legenda. “O Patriota terá candidato a prefeito de Fortaleza; candidatura aprovada pela unanimidade de seus 60 pré-candidatos a vereador”, disse Samuel.

Heitor Freire disse ainda que já tem alguns nomes sendo discutidos para postular a vaga de vice-prefeito. No entanto, seu interesse é por uma mulher, militar da ativa, que segundo explicou, pode se filiar ainda na convenção. A preferência é por alguém de direita e conservadora.

Vereador

O PSL se reuniu neste sábado (29) com o conjunto dos 65 pré-candidatos a vereador de Fortaleza para a segunda edição do “Programa de Preparação de Candidatos”, onde alguns temas foram apresentados, todos voltados às instruções e diretrizes legais sobre as candidaturas.

“Sairemos com uma chapa completa de 65 candidatos. Nossa convenção era no dia sete de setembro, mas colocamos para o dia 14 de setembro que permite aglomeração de acordo com novo decreto. Local será anunciado em breve, teremos a presença de membros da nacional e deputados como o líder do PSL na Câmara, Felipe Francischini”, disse Heitor Freire ao Blog.