A vereadora de Fortaleza e primeira-dama do Eusébio, Marta Gonçalves, e o filho, o deputado e pré-candidato a prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves. Foto: Reprodução/Instagram.

Assim como aconteceu na primeira sessão virtual da Câmara Municipal de Fortaleza, no fim de março passado, quando não participou da plenária, mesmo tendo retornado às suas atividades parlamentares, a vereadora Marta Gonçalves (PL), também faltou à última atividade da Casa por videoconferência, realizada nesta quinta-feira (30).

O nome dela está envolto em uma polêmica envolvendo seu filho, o deputado estadual Bruno Gonçalves (PL), que disse em áudio vazado nas redes sociais que reelegeria a mãe para que ela fosse indicada para uma secretaria do Governo municipal.

De fato, Marta Gonçalves, nos últimos três anos e seis meses nunca atuou como vereadora, não apresentando qualquer projeto de interesse da sociedade fortalezense. As únicas três propostas apresentadas em quase quatro anos de mandato da parlamentar, versavam sobre assuntos de seu interesse pessoal e de seu grupo político e familiar.

A primeira proposta requeria licença para assumir a titularidade da Coordenadoria Especial de Política sobre Drogas, cargo em que permaneceu até março deste ano, quando se desincompatibilizou para tentar, mais uma vez, este ano, disputar uma das 43 vagas na Câmara. Acontece que logo que retornou, apresentou outro requerimento, este solicitando mais 120 dias de licença para tratar de assuntos pessoais.

PROS apresentará denúncia contra o deputado estadual Bruno Gonçalves

Vereadora retorna para a Câmara de Fortaleza e já pede outra licença de 120 dias

Em março, mesmo disponível para participar da primeira plenária virtual por conta da pandemia de coronavírus, a parlamentar preferiu se abster. A vereadora foi eleita por 6.685 eleitores fortalezenses. Agora, de volta às atividades parlamentares, depois de deixar a Coordenadoria, mais uma vez, se negou a discutir projetos de importância para a sociedade, visto que não esteve presente à sessão virtual da quinta-feira (30).

No áudio em que Bruno Gonçalves cita a mãe, ele chega a dizer que ela sendo eleita vira secretária de novo “porque na Câmara dá muito trabalho à gente, querendo que o povo trabalhe e não dá certo”. Certo de que a mãe venceria o pleito deste ano, com 10 a 12 mil votos, o parlamentar garante que colocaria sua genitora de volta na Secretaria municipal.

Se gabando de uma influência que teria junto à gestão de Fortaleza, Bruno Gonçalves chega a citar que o prefeito Roberto Cláudio, teria conhecimento de suas metas. O parlamentar também cita o suplente de vereador Professor Elói (PL), a quem ele atribui, de forma jocosa, o adjetivo de “fim de carreira”. “Ele ia me ajudar botando seus quatro mil votos no bolso e torcendo pela primeira suplência, até minha mãe sair de novo”.

Pré-candidato

Pouco se sabe sobre a atuação de Marta Gonçalves à frente da Coordenadoria Especial de Políticas Sobre Drogas, até porque foram escassos os projetos apresentados por ela quando esteve à frente do órgão. Em suas redes sociais, a parlamentar publicava muito mais material referente às ações da gestão no município do Eusébio, onde é primeira-dama.

Marta é esposa do prefeito Acilon Gonçalves (PL) também pré-candidato à reeleição. Já Bruno Gonçalves, o deputado estadual filho do casal, pretende ser candidato a prefeito em Aquiraz, outra cidade vizinha de Fortaleza.

Aquiraz

Aliás, Bruno pouco se intimidou com o vazamento dos áudios, e mantém sua pré-campanha nas redes sociais. Na mais recente postagem, estampa uma imagem com alguns pré-candidatos a vereador de Aquiraz, do PSB, afirmando que “todos pré-candidatos do PSB de Aquiraz estão com Dr. Bruno Gonçalves”.

Ao que tudo indica, Marta pretende manter o anonimato, inclusive, deletou seu perfil pessoal no Instagram. Ela é aguardada para o retorno das atividades presenciais da Câmara Municipal de Fortaleza, na próxima quarta-feira (05/08), a não ser que encontre outro motivo para se ausentar dos trabalhos da Casa.