Como adiantado pelo Blog do Edison Silva, em fevereiro deste ano o partido já havia fechado acordo sobre o nome de Luizianne. Foto: Reprodução/Facebook.

Independentemente de acontecer ou não uma reunião entre o governador Camilo Santana e o presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Fortaleza, a legenda deve definir o nome da deputada federal Luizianne Lins, em encontro virtual que será realizado neste domingo (05), como candidata a prefeita da Capital. Durante os últimos dias, as lideranças petistas aguardaram um encontro com o chefe do Poder Executivo, o que não aconteceu até agora.

Apesar dos apelos de parte minoritária para que a agremiação adiasse o encontro de domingo, o partido deve seguir resolução da executiva nacional e definir pelo nome próprio para disputar as eleições. Segundo fontes do partido, há uma maioria consolidada na sigla que defende a candidatura de Luizianne Lins.

Luizianne Lins é a candidata do PT à Prefeitura de Fortaleza. Gleisi Hoffmann, presidente nacional, homologou o acordo

Sem disputa interna, PT prepara nome de Luizianne Lins para as eleições de Fortaleza 

Presidente do PT de Fortaleza defende união da esquerda mas não cita PDT

Na reunião de domingo, os membros presentes só terão duas opções de escolha: aceitar ou não o único nome registrado como pré-candidato. Não há mais espaços para outras postulações, como tentou-se fazer quando da exoneração, a pedido, do assessor para Assuntos Instituições do Governo do Estado, o petista Nelson Martins, para efeito de desincompatibilização.

Segundo alguns membros do Partido dos Trabalhadores, a tese aventada pelo governador Camilo Santana não foi aceita entre petistas e nem entre pedetistas, que discutem internamente um nome para a disputa de novembro próximo. Vale ressaltar que Guilherme Sampaio já defendeu união do campo democrático de esquerda citando os partidos PCdoB, PSTU, PCB, PSOL, PSB e UP. O dirigente não mencionou o PDT, partido do prefeito Roberto Cláudio, ao qual o PT é oposição há quase oito anos.

Nos últimos dias, mais de 100 municípios brasileiros realizaram encontros para a escolha dos nomes que vão disputar as eleições deste ano, uma vez que o calendário é definido pela executiva nacional petista. A tentativa de conversar com Camilo Santana ainda continua, de preferência antes do encontro municipal do PT de Fortaleza. No entanto, há uma avaliação de que não haverá problema caso ocorra depois.

De acordo com resolução nacional, a orientação é que o Partido dos Trabalhadores indique nomes de candidatos que defendam o ex-presidente Lula e a história da sigla. Quando esteve em Fortaleza, em fevereiro passado, a presidente nacional do grêmio, a deputada federal Gleisi Hoffmann, colega de Luizianne Lins na Câmara dos Deputados, já havia homologada o acordo, que contou com a participação do presidente municipal da legenda, Guilherme Sampaio, que à época tentava se consolidar como alternativa ao nome de Lins.

Guilherme, inclusive, confirmou recentemente, ao Blog do Edison Silva,  que o encontro estava mantido para domingo, visando aprovar a tese de candidatura própria e deliberação sobre a apresentação do nome de Luizianne Lins, “única pré-candidata inscrita”, segundo as próprias palavras do dirigente. Sobre reunião com Camilo, Sampaio destacou que ele, e o presidente da executiva estadual, Antônio Filho, o “Conin”, estavam à disposição do governador “para dialogar com ele no momento que for oportuno”.

Nesta sexta-feira (03), Conin informou ao Blog que ainda estava na expectativa de falar com o governador até domingo (05). Segundo ele, o grupo precisa conversar com o governador “sobre tudo, sobre o Estado. Ele precisa ser ouvido”. Ainda segundo o dirigente, a pré-candidata petista em Fortaleza, Luizianne Lins, também estava disposta a dialogar. “Ela faz questão de conversar com ele”.

Alianças

Por outro lado, um grupo minoritário em Fortaleza, encabeçado pelo deputado Acrísio Sena, defende adiamento das discussões internas. Em nota assinada por ele, pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno; e pelo deputado Fernando Santana, diz ser razoável que o encontro possa ser “elastecido”, sem prejuízo em relação às discussões e à tese de candidatura própria do partido”. “Assim, teremos mais tempo para aprofundar o debate interno e buscar ampliar as alianças no campo democrático e popular face ao avanço do conservadorismo na nossa capital”.

“O governador Camilo Santana tem centrado esforços no enfrentamento à pandemia que se alastra para o interior do Estado, sendo esta a tarefa mais importante para a população cearense neste momento. Achamos necessário ouvir a maior liderança do Partido no Ceará. Nesse contexto, para uma ação vitoriosa na capital, é imprescindível a Unidade do PT com o governador Camilo nesse processo eleitoral. Afinal, seu empenho nas últimas eleições foi fundamental para que Haddad obtivesse mais de 70% dos votos no Ceará” –  (Nota assinada por Acrísio, Artur Bruno e Fernando Santana)

 

Apesar do apelo de adiamento, o Encontro Municipal do PT de Fortaleza está mantido para o domingo, e deve acontecer de forma virtual, das 9 horas às 14 horas. O governador Camilo Santana é um dos convidados da reunião, que deve contar com a participação de dirigentes nacionais, como Gleisi Hoffmann, deputados federais e estaduais, vereadores, além do conjunto de filiados que são pré-candidatos a uma das 43 vagas na Câmara Municipal.