Guilherme Sampaio ao lado da deputada Luizianne Lins. Foto: Reprodução/Facebook.

Diferentemente do que vem acontecendo em outras capitais, o Partido dos Trabalhadores (PT) de Fortaleza possui apenas um nome registrado para a disputa eleitoral deste ano. A agremiação deve se reunir até o dia 7 de julho para definir se acata ou não a pré-candidatura a prefeito da deputada federal Luizianne Lins para as eleições municipais deste ano.

Até a data-limite para registro interno de candidaturas, somente a ex-prefeita de Fortaleza se dispôs a se colocar como pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza. O próximo passo, porém, é buscar unidade em torno do nome da petista, o que, a preço de hoje, tem possibilidade de acontecer.

Diferente de 2016, quando a legenda registrou maior derrota nas urnas em todo o Brasil, o partido se fortaleceu e acredita que possa surpreender no pleito municipal. A escolha do partido para acatar ou não o nome de Luizianne Lins deve ocorrer até o dia 7 de julho, devido a pandemia de coronavírus.

De acordo com o presidente do PT de Fortaleza, o vereador Guilherme Sampaio, como só há uma pré-candidata inscrita, a situação na Capital cearense é diferente de outras cidades em que há disputa. Ele ressaltou, ainda, que tanto a bancada petista na Câmara como a direção partidária, e até a pré-candidata, entendem que, no momento atual, a prioridade é o enfrentamento à pandemia da Covid-19 “e o governo assassino de Bolsonaro, que agrava a pandemia”.

Nacional

Após a escolha de Guilherme Sampaio como presidente do partido, no fim do ano passado, alguns correligionários chegaram a cogitar a possibilidade de o petista ser o candidato do partido para a disputa eleitoral deste ano. No entanto, Luizianne Lins se adiantou, conversou com o ex-presidente Lula e com a direção nacional da legenda. A presidente nacional do partido, a deputada federal Gleisi Hoffman, veio a Fortaleza para apaziguar os ânimos e garantiu que Lins seria o nome do PT para as eleições de 2020 na Capital cearense.