Durante sessão virtual, Guilherme apontou como de esquerda: PT, PCB, PCdoB, PSB, UP, PSOL e PSTU. Foto: Reprodução/ZOOM.

O vereador Guilherme Sampaio, na condição de presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Fortaleza, defendeu a união de todos os partidos de esquerda nas eleições deste ano, visando evitar o avanço do que ele denominou de “projeto fascista”. O parlamentar destacou que algumas legendas poderiam apresentar nomes e escolher aquele que melhor os representará no processo eleitoral deste ano. No entanto, descartou possibilidade de aliança com o PDT.

Desde 2013, a sigla petista em Fortaleza faz oposição ao prefeito Roberto Cláudio, que derrotou candidatos da legenda nas últimas duas eleições municipais. Guilherme Sampaio citou manifesto apresentado por força das esquerdas e defendeu união entre PT, PSOL, PCdoB, PCB, PSTU, PSB e UP.

“No momento em que a Justiça Eleitoral e o Congresso se posicionem com vistas à mudança da data das eleições, devemos dialogar com as oposições que são colocadas por vários movimentos populares. Já assinei manifesto em defesa da unidade da esquerda nas eleições de 2020”, revelou o petista.

Segundo ele, no pleito deste ano, o “projeto de fascismo” está buscando tomar partes do País, através das eleições municipais. Para o petista, o poder central de tal projeto parte do presidente da República, Jair Bolsonaro “que tem diminuído a renda, reduzido políticas sociais e a democracia. Se não houver união dos atores políticos, direitos podem ser minados em vários locais do País”.

Nas últimas semanas, partidos mais à esquerda têm realizado encontros virtuais onde discutem a possibilidade de união entre seus representantes já no primeiro turno das eleições municipais. Segundo ele, frentes mais amplas podem ser construídas na defesa da democracia e contra o Governo Bolsonaro. No entanto, para o pleito eleitoral ele destacou que restrições regionais tornam mais difíceis uma aliança.

“Estou com esse movimento de pessoas que defendem que a esquerda marche unida nas eleições de 2020”, disse ele, salientando que cada grupo pode apresentar seus quadros, e aquele que tiver maiores condições de disputa se apresenta como o candidato do grupo.

Unidade

Algumas legendas de esquerda como PSOL, PSTU, UP e o PT já sinalizaram interesse em disputar a Prefeitura de Fortaleza, inclusive, apresentaram aluns nomes para o pleito. Há dentro de cada uma das agremiações entusiastas desse processo de unidade, mas alguns grupos são contrários e defendem protagonismo de suas siglas.

Vale salientar que no caso do Partido dos Trabalhares a deputada federal Luizianne Lins é o único nome colocado como pré-candidato. Nelson Martins se licenciou de seu cargo no Governo do Estado, a pedido do governador Camilo Santana, mas até o momento não houve qualquer avanço sobre a participação do petista no processo eleitoral do PT de Fortaleza.