Depois de ser eleita e reeleita em 2004 e 2008, Luizianne sofreu duas derrotas seguidas (2012 e 2016) para Roberto Cláudio. Foto: Divulgação.

O Partido dos Trabalhadores (PT) deve deliberar no próximo domingo (05) sobre o nome da deputada federal Luizianne Lins para a disputa pela Prefeitura de Fortaleza nas eleições deste ano. A informação é do presidente municipal da legenda, o vereador Guilherme Sampaio, que disse estar à disposição para dialogar com o governador Camilo Santana (PT).

Até a data-limite para registro de pré-candidaturas na legenda, Luizianne Lins foi a única integrante que se disponibilizou para a disputa eleitoral. No início de junho, porém, o governador Camilo Santana exonerou, a pedido, o assessor para assuntos institucionais do Governo, o petista Nelson Martins, o que gerou uma série de indagações sobre o interesse do chefe do Poder Executivo em participar do processo na Capital.

Presidente do PT de Fortaleza defende união da esquerda mas não cita PDT

Os presidentes do PT de Fortaleza, Guilherme Sampaio, e do PT do Ceará, Antônio Filho, o “Conin”, aguardavam um diálogo com Camilo Santana a respeito de qual papel seria o de Nelson Martins no processo eleitoral deste ano, mas até o momento, a reunião não aconteceu.

De acordo com Conin, a conversa aconteceria entre Camilo e Guilherme e ele participaria apenas como ouvinte. Já o presidente da municipal do PT em Fortaleza, afirmou que está à disposição de Camilo para dialogar com o chefe do Executivo estadual no momento em que for oportuno. Segundo o dirigente, atualmente Camilo Santana tem se dedicado quase que exclusivamente ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Conforme informou Guilherme, o encontro do PT de Fortaleza está marcado para o próximo dia 5 de julho, domingo, quando a legenda deve aprovar a tese de candidatura própria e deliberar sobre a apresentação do nome de Luizianne Lins, “única pré-candidata inscrita”.

Recentemente, Guilherme Sampaio defendeu a união de uma frente ampla de partidos de esquerda para a disputa deste ano. Ele citou a união entre PT, PSOL, PCdoB, PSB, PCB, PSTU e UP. No entanto, descartou a possibilidade de aliança com o PDT, de Roberto Cláudio, a quem os petistas fazem oposição há mais de sete anos.

Prefeita

Luizianne Lins já foi prefeita de Fortaleza durante os anos de 2005 a 2012. No pleito municipal de 2012, ela apoiou o nome do então secretário de Educação, Elmano de Freitas, que foi derrotado pelo ex-deputado estadual Roberto Cláudio.

Em 2016, a própria Luizianne foi para a disputa, desta vez com Elmano candidato a vice-prefeito, e foi derrotada, ficando na terceira colocação entre os candidatos mais votados. Roberto Cláudio foi eleito no segundo turno, disputado com Capitão Wagner.