Na imagem, Élcio entre o prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo Santana. Foto: Divulgação.

Uma das apostas do governador Camilo Santana na disputa eleitoral deste ano em Fortaleza, o ex-secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista (PSB), pretende manter a discrição nos próximos dias antes das convenções partidárias que definirão os nomes que disputarão as eleições municipais.

Nas especulações feitas nos bastidores da política local, o ex-gestor é apontado como um forte quadro a candidato a vice-prefeito. Porém, o PSB sonha com voos mais altos para o seu mais recente filiado.

Assim como o governador Camilo Santana, Nelson Martins defende aliança entre PT e PDT em Fortaleza

“Apoiarei o nome que for escolhido”, diz Alexandre Pereira sobre candidatura a prefeito de Fortaleza

Élcio Batista só se filiou ao Partido Socialista Brasileira na data-limite da chamada “janela partidária”, início de abril passado, e só foi exonerado de seu cargo no último dia estipulado pela legislação eleitoral para aqueles que pretendem disputar candidatura majoritária, ou seja, quatro meses antes do pleito. Ele, assim como o ex-assessor de Relações Institucionais do Governo, Nelson Martins, foi indicação do governador Camilo Santana no grupo político da base governista.

Já há algum tempo o nome de Batista é citado como eventual candidato a vice-prefeito, em uma aliança que teria um postulante do PDT como cabeça de chapa. Aquele que tem a preferência do prefeito Roberto Cláudio é, justamente, seu ex-secretário de Governo, Samuel Dias, que, inclusive, ingressou na sigla pedetista a pedido de Roberto Cláudio, que preside a legenda em Fortaleza.

Élcio Batista, por sua vez, tem sido comedido nas palavras. Quando questionado pelo Blog do Edison Silva sobre atuação nos bastidores da política após ser exonerado do Governo do Estado, ele destacou o mantra que Camilo e Roberto Cláudio têm repetido em tempos de pandemia. “O governador e o prefeito estão focados em expandir a rede hospitalar, qualificar o atendimento, valorizar os profissionais de saúde e salvar vidas. Vamos aguardar um pouco”.

Cabeça

O presidente do PSB de Fortaleza, Léo Couto, porém, aposta suas fichas na possibilidade de Élcio ser o cabeça de chapa da base governista, visto que, segundo ele, o ex-chefe da Casa Civil tem todas as prerrogativas de um bom candidato. Além de Batista, o PSB atraiu para seus quadros o líder do prefeito Roberto Cláudio na Câmara Municipal, Esio Feitosa e a vereadora Marília do Posto. A legenda conseguiu também filiar diversos ex-vereadores e suplentes, em busca de voltar a ser uma sigla com maior relevância no cenário local.