Alexandre deixou o cargo de secretário por orientação do prefeito Roberto Cláudio e senador Cid. Foto: Divulgação.

O ex-secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, presidente do Cidadania no Ceará, há algum tempo havia demonstrado interesse em se candidatar a prefeito de Fortaleza. No entanto, devido a pandemia de coronavírus que atingiu a Capital cearense, ele já havia deixado essa ideia para o segundo plano.

Ao Blog do Edison Silva, o dirigente afirmou que não postulará a vaga de prefeito se não for com o apoio das lideranças do grupo governista. “Apoiarei o nome que for escolhido”, disse.

Nos últimos dias ele tem se dividido em conversas internas com lideranças do Cidadania, diálogo com outros dirigentes partidários e transição na Secretaria de Turismo. “Eu sempre tive essa vontade de ser candidato a prefeito de Fortaleza, inclusive, havíamos acertado com o presidente nacional, Roberto Freire. Mas por conta da pandemia, eu já tinha adiado esse projeto e vi que o mais importante seria ficar ao lado do prefeito Roberto Cláudio, dando suporte na retomada da economia”, afirmou.

Segundo disse, o convite para se colocar como um dos nomes da base governista à disposição partiu do prefeito Roberto Cláudio e do senador Cid Gomes, uma das lideranças do grupo no Ceará. “Aceitei o desafio e estamos nos colocando à disposição. O nome que for escolhido nós vamos abraçar”.

Além da possibilidade de candidatura em Fortaleza, o Cidadania ainda pretende ter candidatos a prefeito em Maracanaú, Cascavel, Quixadá e outras cidades. Para a Câmara Municipal da Capital, o interesse é eleger até três vereadores.

“Só serei candidato se for escolha do grupo. Se for outro o escolhido, nós vamos apoiar. Esse é o combinado”, declarou Alexandre Pereira. “Como faço parte desse grupo político, não faz sentido sair de forma independente. Tem que prestigiar o legado do grupo que faço parte” – (Alexandre Pereira)

Exonerados

Além de Pereira, foram exonerados na semana passada (04/06) do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza, Élcio Batista (PSB), Nelson Martins (PT), Ferruccio Feitosa (PDT) e Samuel Dias (PDT). Apesar da discussão política interna, o ex-secretário disse que o momento é de debater os meios de evitar os efeitos da epidemia de coronavírus na Capital, buscando retomar, aos poucos, os setores econômicos da cidade.

Sobre os demais nomes, Pereira destacou que são técnicos de confiança do governador Camilo Santana e do prefeito Roberto Cláudio. “Isso até mostra a forma como o grupo pensa. Eles colocam nomes até de fora do partido deles. Basta lembrar que em 2014, o governador Camilo Santana era o único nome de fora do partido, e foi o escolhido pelo grupo”, lembrou.

PT e PDT

Assim como alguns pedetistas, e uma minoria do PT, dentre os quais o governador Camilo Santana, o ex-secretário do Turismo disse torcer por uma aliança entre PT e PDT já no primeiro turno das eleições municipais deste ano. “O governador é do PT e se tornou governador com o apoio desse grupo. Por isso eu faço defesa de uma aliança ampla que tenha PT, PDT, Cidadania, PSB, DEM… Eu torço por essa composição já no primeiro turno”, defendeu.