Tela transparente tem a função de proteger cliente e o operador do caixa. Foto: Divulgação.

Tramita na Assembleia Legislativa do Ceará o Projeto de Lei 132/2020, que visa tornar obrigatória a instalação de placa de acrílico transparente como anteparo em caixas de supermercados, farmácias, recepção de prédios públicos e privados, comerciais ou não, estabelecimentos comerciais em geral e congêneres, no âmbito do Estado do Ceará.

Esse tipo de proteção já é possível de ser encontrado em caixas de supermercados de Fortaleza, com o intuito de manter um ambiente isolado entre clientes e o operador do caixa. A medida tem por intuito o combate à disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

Na justificativa do projeto, o deputado Walter Cavalcante (MDB), autor da proposição, afirma que a placa de acrílico ‘funcionará como barreira, protegendo tanto o cliente como o funcionário, assim, esta medida torna-se imprescindível neste momento difícil vivenciado por todos’.

O parlamentar salienta, porém, que a utilização da placa não mitiga o uso de EPI por parte do funcionário destes estabelecimentos, pois, esta nova medida será mais uma forma de proteção dos cidadãos, afim de evitar a propagação deste novo coronavírus. O projeto de Lei tem a coautoria do deputado Vitor Valim (Pros).