Sarto: uma das tantas contribuições que a Assembleia tem dado no combate e prevenção da Covid-19. Foto: Reprodução/TV Assembleia.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Sarto (PDT), fez pronunciamento durante a abertura da sessão deliberativa remota, nesta quinta-feira (07), e informou que a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) está aplicando recursos de emendas parlamentares na aquisição de respiradores de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), de testes rápidos e também de equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais de saúde.

“Esse recurso está sendo usado para a aquisição de respiradores que estão chegando nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). Essa é uma de diversas contribuições que a Casa está dando para combater a pandemia”, explicou.

O deputado assinalou que em breve deve haver uma prestação de contas detalhada de quanto foi dirigido para cada equipamento, garantindo a transparência na aplicação de recursos. “De maneira segregada, quando oportuno, gostaríamos de mostrar quanto foi destinado para respirador, insumos, equipamentos de proteção individual (EPIs) e testes rápidos”, disse.

O parlamentar ressaltou também que o Ceará é o Estado do Brasil que mais construiu leitos de UTI durante a pandemia do coronavírus. “São quase 600 leitos, além dos leitos de enfermaria para atender pacientes com o vírus, e tanto a Prefeitura de Fortaleza como o Governo do Estado, adquiriram equipamentos entre respiradores e insumos comprados com recursos destinados pelos deputados”, apontou.

Os 46 deputados estaduais destinaram recursos do Programa de Cooperação Federativa (PCF) – da chamada emenda parlamentar – para ações de enfrentamento ao novo coronavírus.

Sarto afirmou que solicitou ao secretário de Saúde, Dr. Cabeto, detalhamento das despesas para, em breve, divulgar os dados, garantindo a transparência da aplicação dos recursos. “Essa é uma das tantas contribuições que a Assembleia tem dado no combate e prevenção da Covid-19”, enfatizou.