Vereadora Cláudia Gomes defende que espaços sejam utilizados por profissionais da saúde. Foto: CMFor.

Iniciou tramitação na Câmara Municipal de Fortaleza projeto de Indicação que dispõe sobre a suspensão da cobrança do sistema de estacionamento rotativo, denominado de “Zona Azul”, pelo prazo de 30 dias, em Fortaleza, em face da pandemia do novo coronavírus.

A autora da proposta, vereadora Cláudia Gomes (DEM), defende que os espaços sejam utilizados por profissionais da saúde que estejam atuando no combate à Covid-19.

De acordo com a proposta, caberá ao Governo regulamentar a medida, podendo haver prorrogação do prazo estipulado, caso necessário. Em justificativa, a parlamentar ressaltou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 30 de janeiro de 2020, que o novo coronavírus trata-se de uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, o mais alto nível de alerta, sendo em seguida considerado como uma pandemia.

Ela destaca, ainda, que a Prefeitura de Fortaleza publicou no Diário Oficial do Município (DOM), do dia 17 de março de 2020, o Decreto nº 14611 de situação de emergência em saúde pública em decorrência do novo coronavírus. Cláudia Gomes ressaltou também que a medida não visa incentivar a circulação de pessoas nas ruas, mas  viabilizar o deslocamento dos profissionais que prestam serviços essenciais, sobretudo profissionais de saúde, para o enfrentamento da pandemia do coronavírus.

“Tendo em vista a gravidade da situação, propomos a suspensão da cobrança do sistema de estacionamento rotativo, denominado de “Zona Azul”, pelo prazo de 30 (trinta) dias, no âmbito do município de Fortaleza, a fim de facilitar o uso das vagas de estacionamento para os profissionais de saúde e de outros serviços essenciais que estão trabalhando arduamente em prol da sociedade”, disse.