Caso seja escolhida pelo PT, Luizianne tentará disputar a Prefeitura de Fortaleza pela quarta vez. Foto: Divulgação.

A deputada federal Luizianne Lins deve ser o único nome do Partido dos Trabalhadores (PT) a ser oficializado, internamente, como pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza. A parlamentar escolheu a data limite, próxima segunda-feira (23), às 13 horas, para se colocar como postulante petista ao Paço Municipal.

O presidente do PT de Fortaleza, o vereador Guilherme Sampaio, até tentou se viabilizar como outro nome, em uma eventual disputa interna, mas a agremiação já acertou com a presidente nacional da sigla, a deputada federal Gleisi Hoffmann, que Luizianne seria a escolha do partido.

PT Fortaleza define calendário eleitoral para 2020

Luizianne Lins, inclusive, já havia dialogado com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no início do ano, quando ele demonstrou interesse em sua postulação. A petista deve tentar disputar a vaga de prefeita de Fortaleza pela quarta vez. Nas duas primeiras vezes (em 2004 e 2008), ela se consagrou vitoriosa.

No último pleito municipal, em 2016, porém, Luizianne Lins ficou na terceira colocação, atrás de Capitão Wagner (PROS) e Roberto Cláudio (PDT), que foram ao segundo turno. Os petistas que apoiam o nome da deputada federal acreditam que ela tem densidade eleitoral na Capital cearense.

Disputa eleitoral

No pleito de 2018, quando foi reeleita deputada federal, Luizianne Lins obteve 173.777 votos, ficando na terceira colocação entre os mais bem votados na disputa eleitoral para a Câmara Federal. Em Fortaleza, foram 111.257 sufrágios.