Diversos assistentes da Educação Infantil lotaram o auditório da Câmara Municipal de Fortaleza. Foto: CMFor.

A Câmara Municipal de Fortaleza recebeu, no auditório Ademar Arruda, assistentes da educação infantil do município de Fortaleza. Na pauta, esteve a cobrança do respeito à lei do piso e a equiparação do valor do vale alimentação entre os professores efetivos e os assistentes da educação infantil.

A professora assistente da educação infantil, Andréa Gurgel, salientou que a categoria cobra o aumento no valor do vale-alimentação da categoria, para R$ 14,10, para que seja equiparado com as professoras efetivas. A servidora destaca que devido um erro na nomenclatura, no qual concedeu o aumento no Auxílio de Dedicação Integral (ADI), que professoras efetivas têm direito, não foi concebido aos assistentes que têm como nomenclatura vale-alimentação.

O vereador Didi Mangueira, (PDT), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, destacou como produtiva a reunião com a categoria que tinha à frente o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará – Sindiute.

Como encaminhamento, o vereador ressaltou que ficou pactuado a realização de uma reunião com o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Philipe Nottingham, e com a secretária de Educação do Município, Dalila Saldanha, para levar as demandas da categoria.

Evaldo Lima (PCdoB), presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, também enfatizou a importância da reunião e também destacou que os profissionais reivindicaram a defesa do Fundeb para que o fundo se torne permanente e que se amplie a participação da União com mais recursos para garantir a educação no país.