Camilo Santana discursou para um plenário lotado de deputados, secretários e convidados. Foto: ALECE.

O governador Camilo Santana (PT) discursou na manhã desta segunda-feira (03) na Assembleia Legislativa do Ceará, em sessão solene que marcou a abertura do segundo ano da 30ª legislatura da Casa. Dentre os principais assuntos tratados pelo governador, estão o anúncio que o Estado vai inaugurar ainda em fevereiro seu primeiro presídio de segurança máxima, assim como a confirmação de que o Poder Executivo enviará este mês mensagem à Assembleia com a reestruturação da categoria dos servidores da Segurança Pública do Estado, que tem demonstrado insatisfação com a questão salarial.

Presídio de segurança máxima

Sem dar muitos detalhes, o governador afirmou à imprensa que no final deste mês haverá inauguração do presídio. Segundo ele, o local contará com o ‘que há de mais moderno’.

Camilo ressaltou que o Estado tem investido bastante em projetos de inclusão e ressocialização de presos. “O Estado passou a investir cada vez mais em projetos que visam a ressocialização e reinserção social dos presos. Nas unidades prisionais foram ampliados serviços de saúde, educação, atendimento jurídico, além da inclusão profissional”, destaca. “Essa organização do sistema penitenciário tem que ser ação coordenada pelo Governo Federal”, cobrou.

Reestruturação das carreiras policiais

Outra informação relevante trazida por Camilo Santana foi a confirmação de que o Palácio da Abolição irá enviar, ainda em fevereiro, mensagem à Assembleia Legislativa com a reestruturação da categoria de Segurança Pública do Estado. Segundo ele, a proposta deverá impactar, nos próximos anos, em R$ 440 milhões aos cofres públicos estaduais com o incremento salarial para policiais civis e militares, bombeiros e agentes da Perícia Forense.

O governador afirmou que a proposta mostra que o governo dá total importância ao pessoal ligado à Segurança Pública. “Levantamos os gastos de pessoal com Segurança Pública de todos os estados do Nordeste, e o Ceará é o primeiro lugar em gasto de pessoal com Segurança Pública dos estados do Nordeste”, afirmou à imprensa.

A classe tem se mostrado insatisfeita com a questão salarial, tendo reunido dezenas de servidores nas galerias da Assembleia para protestar, no final de 2019.

Demais destaques

Camilo Santana deixou claro em seu discurso que seu governo visa diminuir desigualdades sociais, tão presentes no Brasil e ainda mais claras no Nordeste. “Para isso, temos que manter o equilíbrio fiscal”, afirmou, exaltando que 14 estados brasileiros estão em situação de emergência.

Como prioridade para o primeiro semestre de 2020 o governador citou a Agência Regulatória de Saúde. O Poder Executivo aguarda a aprovação da mensagem enviada em dezembro passado à Assembleia. Titular da pasta de Saúde no Estado, o secretário Dr. Cabeto acompanhou de perto o discurso do governador.

Camilo destacou os investimento feitos em sua gestão, principalmente nas áreas de saúde, segurança e turismo. Ele lembrou que o aeroporto de Fortaleza passou a ter, em pouco tempo, de oito para mais de 40 voos diretos internacionais. Camilo destacou também a melhora dos índices de segurança no Estado, em geral, e também na Capital, em maior escala, no ano de 2019.