Larissa Gaspar quer fogos silenciosos em festas da cidade. Foto: CMFor.

A vereadora Larissa Gaspar (PT) quer acelerar a votação para aprovar projeto de Lei proibindo fogos de artifício barulhentos em eventos públicos e privados em Fortaleza. De acordo com a parlamentar, no ano passado, durante a votação do Código da Cidade, houve um alerta para a brecha na iniciativa de Lei, que previa a proibição em áreas públicas, mas que abria uma exceção.

“Fizemos pressão pelo veto desse parágrafo, mas a liderança da Prefeitura na Câmara Municipal, juntamente com a coordenadora de proteção e bem-estar animal da Prefeitura, asseguraram que a Lei proibiria o uso de fogos, o que de fato não se observou, mais uma vez”, lamentou a vereadora.

Larissa Gaspar também pretende ingressar com uma ação no Poder Judiciário para que haja obrigação na utilização de fogos silenciosos em seus eventos. “O Município precisa assumir publicamente o compromisso de não mais utilizar fogos barulhentos em eventos na capital”, disse.

Parlamentares que defendem os direitos dos animais, bem como das crianças autistas e idosos, criticam o uso desse material, principalmente, em festejos de fim de ano. Sobral, Guaramiranga, Aracati, Reriutaba, Quixadá, Ibicuitinga, Morada Nova, Pacoti, Paraipaba e Paracuru adotaram o uso de fogos silenciosos em suas festas de réveillon.