Didi Mangueira destaca que as pessoas albinas são altamente suscetíveis aos danos causados pelo sol e estão no grupo de risco do câncer de pele. Foto: Genilson de Lima/CMFor.

Tramita na Câmara Municipal de Fortaleza projeto de Indicação nº 364/2019 (uma sugestão ao Poder Executivo) para que a Prefeitura forneça protetor e bloqueador solar às pessoas albinas. A matéria, de autoria do vereador Didi Mangueira (PDT), encontra-se na Comissão de Constituição, aguardando a apreciação do parecer do relator.

O Indicativo autoriza o Poder Executivo a distribuir periodicamente, o protetor e bloqueador solar para as pessoas com albinismo, e estabelece que a condição para recebimento dos protetores e bloqueadores solares é um prévio cadastramento na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Além disso, prevê a distribuição do produto compatível com a necessidade, quantidade e fator de proteção especificado por profissional da área médica.

Na justificativa, o vereador destaca que as pessoas albinas são altamente suscetíveis aos danos causados pelo sol e estão no grupo de risco do câncer de pele, merecendo, portanto, a atenção do Poder Público. “Sabemos que a prevenção é a melhor forma de tratamento e a distribuição de protetor solar fará com que melhore a qualidade de vida das pessoas com albinismo”, apontou.

Com informações da CMFor.