Foram apresentados 249 projetos de Indicação na Assembleia Legislativa do Ceará em 2019. Foto: Blog do Edison Silva.

Enfrentando a maioria governista na Assembleia Legislativa, os deputados estaduais de oposição na Casa costumam ter dificuldade de aprovar seus projetos de Lei. Diante disso, muitos deles têm aproveitado a legislatura para apresentar Projetos de Indicação, que funcionam como uma sugestão ao Poder Executivo que, caso aprove a ideia, pode reenviar a proposta à Casa, em forma de Projeto de Lei.

Para termos uma ideia, dos 46 deputados, apenas 8 (oito) não compõem a base do governador Camilo Santana (PT). Ou seja, a oposição representa menos de 18% da Casa. No entanto, estes parlamentares de oposição são responsáveis por 110 dos 249 projetos de Indicação apresentados em 2019, mais de 44% do total.

Recordista

Curiosamente, o recordista na apresentação de projetos de Indicação, com 39, foi o deputado Tony Brito (Pros), que além de ter passado apenas 120 dias como parlamentar, durante licença do titular Soldado Noelio (Pros), atuava  mais ou menos como um parlamentar da base, apesar de oficialmente compor à bancada oposicionista.

O único deputado de oposição que não apresentou nenhum projeto de Indicação durante esta legislatura, nem mesmo como co-autor, foi o deputado Heitor Férrer (SD).

Confira quantos projetos de Indicação cada deputado da oposição enviou em 2019:

.Tony Brito: 39
.Soldado Noelio: 22
.André Fernandes: 16
.Fernanda Pessoa: 11
.Delegado Cavalcante: 10
.Vitor Valim: 8
.Nelinho: 2
.Renato Roseno: 2
.Heitor Férrer: 0