Acrísio Sena é um dos defensores do nome de Elmano como alternativa para a Prefeitura de Fortaleza. Foto: ALECE.

O grupo petista mais próximo do governador Camilo Santana, em face da perspectiva de a decisão sobre a definição do candidato do partido à sucessão de Fortaleza, em 2020, sair nos próximos dias, tem pressa em sensibilizá-lo a entrar no debate para evitar que seja a deputada federal Luizianne Lins, a escolhida.

Na última terça-feira (28), mesmo antes de Camilo desembarcar em Fortaleza, de volta das férias, o deputado estadual Acrísio Sena foi ao gabinete do secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, para falar sobre a inquietação de integrantes de correntes petistas, neste momento, em relação ao Município de Fortaleza.

O objetivo do grupo próximo a Camilo, bem explicitado, é garantir o ambiente, nas eleições em Fortaleza, que o governador possa permanecer no partido experimentando o mínimo de constrangimento possível, levando-se em consideração sua relação política com o grupo liderado pelos irmãos Ciro e Cid Gomes, bem como o compromisso com a sucessão do prefeito Roberto Cláudio, questão de honra para os dirigentes pedetistas no Estado do Ceará.

Luizianne, por ser a principal adversária dos irmãos Gomes, e de Roberto Cláudio, seria o grande complicador para Camilo, bem menos que uma eventual postulação do vereador e presidente municipal do partido, Guilherme Sampaio, mesmo assim nada interessante para o projeto de Camilo ficar na sigla.

Querem esses petistas, em razão disso, fazer nascer um terceiro nome, visto ser muito difícil demover a direção nacional do PT de não ter um candidato à Prefeitura de Fortaleza, como implicitamente chega a sugerir Camilo, quando sugere um acordo entre o seu partido e o PDT.

O nome apontado para substituir Luizianne e Guilherme, hoje, seria o do deputado estadual Elmano de Freitas, desinteressadíssimo de disputar a Prefeitura de Caucaia, como defendem alguns. Elmano é ligado a Luizianne Lins, e por indicação dela, disputou a primeira eleição de prefeito vencida por Roberto Cláudio. Ele, por essa razão, não desenvolveria qualquer esforço para sair candidato, atropelando Luizianne, mas, acreditam os governistas do PT, por ele hoje estar bem próximo de Camilo, não negaria atender ao apelo do governador.

O diretório municipal, responsável pela homologação do nome do candidato, argumentam os defensores dessa tese de terceira via, aprovaria o nome de Elmano, mesmo numa provável disputa, se Camilo interviesse diretamente na questão, bastando para tanto cobrar a reciprocidade do apoio que tem dado aos deputados federais José Guimarães e José Airton.

Com os votos de ambos, e dos que discordam dos nomes de Luizianne e do próprio vereador Guilherme Sampaio, Elmano seria o candidato e a questão que os agoniza estaria resolvida. Tudo, porém, está no condicional. E, por certo, não passará de um sonho dos petistas que querem deixar tudo como está até o pleito de 2022, esperando uma nova solução conveniente ao momento.