Vice-presidente da Assembleia, o deputado Fernando Santana presidiu a Mesa Diretora na abertura da sessão, mas não permaneceu no plenário. Foto: ALECE:

O Plenário 13 de Maio, na Assembleia Legislativa do Ceará, viveu um dia de grande esvaziamento nesta quarta-feira (20).

A pequena presença dos deputados estaduais durante as sessões, com exceção nos dias de votação (normalmente às quintas-feiras), tem sido comum na Casa. No entanto, esse baixo quórum fica mais evidente às sextas, como o Blog do Edison Silvatratou anteriormente, o que vem gerando, inclusive, discussões acerca da extinção ou não das sessões plenárias das sextas-feiras.

Dois pronunciamentos

Nesta quarta-feira, a sessão começou quase às 10h e apenas dois parlamentares fizeram pronunciamentos no primeiro expediente da sessão plenária: Renato Roseno (PSOL) e Acrísio Sena (PT). Este último utilizou dois tempos em sua fala, cada um com 15 minutos regimentares.

Os demais pronunciamentos do primeiro expediente, além dos seis tempos do segundo expediente, foram cancelados.

Roseno voltou à tribuna ainda no pela ordem, onde tem três minutos disponíveis. Soldado Noélio (PROS) fez dois pronunciamentos, no pela ordem e no tempo de liderança do partido. A sessão curta fora encerrada com pronunciamentos rápidos dos deputados Augusta Brito (PCdoB), Davi Durand (Rep), Edilardo Eufrásio (MDB) e Heitor Férrer (SD). Os trabalhos foram encerrados por volta do meio dia.

Apesar de o painel da Assembleia registrar quase 30 presenças de deputados, em nenhum momento da sessão houve mais do que 4 presentes simultaneamente.