Sarto acredita que no mundo de hoje não comporta mais totalitarismos. Foto: Marcelo Bloc / Blog do Edison Silva

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Sarto (PDT), reafirmou a importância das comemorações dos 30 anos da promulgação da Constituição Estadual de 1989 realizadas pelo parlamento cearense, para que se exalte a necessidade do respeito à democracia. “É preciso que a gente resgate esse passado, pensando no futuro. Eu não acredito que nenhum canto do mundo comporte qualquer pensamento extremo, ditatorial, mas a gente percebe no mundo, e no Brasil, aqui e acolá, um namorico com tendências totalitárias. E isso não é bom, essa tentativa por parte de setores de desconstruir a política, dizer que a política não presta, é exatamente para tentar se auto-legitimar como salvador da pátria, como ungido, como iluminado. E isso não existe! A gente chama a atenção de que as soluções têm que ser alcançadas pela política”, disse ao Blog do Edison Silva.

> José Sarto comenta sobre o momento em que o País vive. Ouça:

 

O deputado afirmou que hoje se fala muita coisa pelas redes sociais, sem se preocupar com sanção alguma. “Eu diria que o mundo mudou. O mundo hoje, com o advento das redes sociais e da internet, há um comportamento completamente diferenciado. Os jovens precisam saber o que é uma ditadura, o que é você não ter o direito a se manifestar. Por exemplo, na ditadura não existiria essa liberdade que você tem até para criar fake news. Não existia liberdade para falar a verdade, imagine para usar a rede social para fazer o que quiser”, recordou.

Tasso x Ciro

Sarto minimizou a repercussão de mais um encontro entre o senador Tasso Jereissati e o ex-governador Ciro Gomes, em evento na Casa, na última segunda-feira (7). Para o presidente, não há caracterização de aproximação política entre eles. “São dois grandes amigos, começaram a vida política juntos. Em 1989, Ciro tinha acabado de ser eleito prefeito de Fortaleza. A Constituição foi promulgada em outubro de 1989 e o Ciro foi eleito em 1988, tomou posse em janeiro de 1989. Era deputado constituinte, havia sido eleito nas eleições de 1986 e o Tasso era governador, com ele (Ciro) líder do governo aqui na Casa”, disse.