Líder da oposição no Senador Federal, Randolfe Rodrigues participou de evento da Rede na capital cearense. Foto: Marcelo Bloc/Blog do Edison Silva.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), em passagem por Fortaleza, nesta sexta-feira (6) afirmou que o Senado terá dois testes este semestre para mostrar se tem a autonomia e a independência necessárias diante de acontecimentos recentes ocorridos no país. Ele esteve na Assembleia Legislativa do Ceará, para a cerimônia de filiação da ex-vereadora Toinha Rocha à Rede Sustentabilidade.

Líder da Oposição no Senado Federal, ele afirmou que a Casa passou por uma grande mudança de nomes após a última eleição, mas agora terá a chance de mostrar se mudou para valer, avaliando a indicação de Augusto Aras à Procuradoria Geral da República e de Eduardo Bolsonaro para ser embaixador nos Estados Unidos.

“Esse semestre no Senado tem dois testes, e aí eu quero ver se mudou para valer. O primeiro teste é agora, indicaram o Procurador Geral da República (PGR), rompendo uma tradição democrática, de respeito à autonomia do Ministério Público Federal (MPF). Foi nomeado um biônico pelo presidente da República, pela primeira vez em 20 anos. Ao Senado, que tem o papel de freios e contrapesos à nossa democracia, não cabe outra coisa senão rejeitar. Daqui a pouco vai o Sr. Eduardo (Bolsonaro), para ocupar o posto diplomático do Brasil em Washington/EUA, que já foi, pasmem, de Joaquim Nabuco. O Senado tem que dizer se acha que Eduardo Bolsonaro está à altura de Joaquim Nabuco, se ele está preparado para esse cargo. Esses são dois testes que eu espero que o toma-lá-dá-cá, que o fisiologismo não triunfem, não prevaleçam e que essa renovação tenha sido, de fato, para valer. Porque um Congresso que se renova tem que mostrar autonomia e independência diante de despautérios, então esse é o momento para isso”, avaliou.

Papel da Oposição

O senador fez uma crítica à oposição no Brasil hoje, afirmando que fazer oposição é muito mais do que gritar palavras de ordem. “Acho que falta mais compreensão da dimensão do Brasil, falta deixar vaidades pessoais de lado. Não se faz oposição com palavras de ordem, se faz oposição respondendo aos problemas que os brasileiros estão enfrentando hoje, se faz oposição dando resposta à necessidade de mais de 14 milhões de brasileiros, que estão entre desempregados e desalentados. Se faz oposição dizendo que nós não aceitamos retrocessos ambientais, devastação da Amazônia e entrega do nosso patrimônio, como o irresponsável ministro do Meio Ambiente do governo Jair Bolsonaro, e o próprio Bolsonaro, propaga. Faz-se oposição dizendo que esse governo hipócrita não tem nada de combate à corrupção, é parte dos esquemas de corrupção. Um governo que nomeia filho para o principal posto diplomático do Brasil no exterior, envergonhando uma diplomacia que era motivo de orgulho para todos nós brasileiros. É este tipo de construção política que estamos fazendo com o PDT, com o senador Cid Gomes, e que estamos construindo junto com Ciro”, explicou.

Aliança com PDT

A presença de Randolfe no estado, ao lado de lideranças locais do PDT, como o senador Cid Gomes, o irmão Ciro, o prefeito Roberto Cláudio e os presidentes José Sarto e Antônio Henrique, respectivamente de Assembleia Legislativa e Câmara dos Vereadores de Fortaleza, marca um esforço dos partidos para unirem forças na formação de uma ‘aliança dos democratas’, como definiu o próprio Randolfe.

“O que nós estamos construindo, e a filiação de Toinha (Rocha) é representativa disso, o que estamos querendo construir no Brasil é uma aliança dos democratas, é uma aliança que seja profícua e duradoura, para retirar o país dessa encalacrada que nós entramos neste ano. Uma crise moral, uma crise ética, uma crise que devasta e compromete os avanços ambientais do país, uma crise que nos coloca em uma posição de pária internacional. Esta crise, que lamentavelmente nós entramos, nós precisamos sair dela. E para sair dela, é necessário ter menos vaidade e ter mais compromisso com o Brasil. E para ter mais compromisso com o Brasil, é necessário ter sensibilidade, para retirar o país dessa crise social, ética, política, moral, é necessária essa aliança ampla, geral, profícua e duradouro. É por isso que atuo junto com Cid (Gomes), com muito orgulho”, afirmou o senador.

Cid Gomes afirmou que, neste sábado, haverá evento do PDT em Sobral, novamente com a presença de Randolfe Rodrigues, mas também com a ex-candidata à presidência pela Rede, Marina Silva.

Em casa

Randolfe disse sentir-se muito bem em Fortaleza, onde cursou o mestrado em Política Pública na Universidade Estadual do Ceará. “Tenho muito orgulho de ter sido aluno da UECE, tenho identidade com o Ceará, com o Nordeste, com esse Nordeste da resistência, com esse Nordeste que diz claramente que não se curva a qualquer fascista desgraçado de plantão, que está no governo da República”, concluiu o parlamentar.