Deputado André Fernandes pede desculpas ao deputado Nezinho Farias. Foto: Dário Gabriel/ALECE

O Sub-Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Ceará, constituído para instruir o processo administrativo disciplinar e tipificar a infração cometida pelo deputado André Fernandes (PSL), ouvirá, na próxima quarta-feira (18), depoimento de Nezinho Farias (PDT), vítima de acusações feitas pelo colega sobre suposto envolvimento com facções criminosas no Estado.

A relatora do processo, a deputada Augusta Brito (PCdoB), inicia nesta semana a fase de depoimento dos deputados envolvidos no caso. Nezinho Farias, do PDT, que foi acusado pelo neófito André Fernandes de ser ligado a um grupo de criminosos no Ceará, será o primeiro a ser ouvido.

Conselho de Ética da Assembleia reconhece que o deputado André Fernandes quebrou o decoro parlamentar

O processo de investigação se dá justamente para avaliar a quebra de decoro parlamentar por parte de Fernandes, que teria mentido sobre o assunto, uma vez que não apresentou provas que comprovassem o envolvimento do colega com qualquer facção criminosa. O jovem deputado já se desculpou publicamente de ter feito tais acusações contra o pedetista, mas ainda assim, poderá sofrer sanções, o que deve ser definido em até dois meses. Nezinho não ficou satisfeito com as desculpas e cobra uma punição exemplar para Fernandes.

Nezinho deve ser ouvido na quarta-feira (18), no fim da tarde, no salão presidencial, quando reafirmará sua indignação com as acusações feitas pelo deputado do PSL, lembrando outros episódios em que o mesmo deputado atingiu, indistintamente a todos os outros deputados, razão das representações feitas pelas direções estaduais do PSDB e do PDT. Após depoimento do pedetista, será a vez de André Fernandes participar do interrogatório que ainda não tem data marcada para acontecer.

O Sub-Conselho tem como presidente o deputado Sérgio Aguiar (PDT), relatora deputada Augusta Brito, revisora deputada Fernanda Pessoa (PSDB) e vogais os deputados Acrísio Sena (PT) e Walter Cavalcante (MDB).