Liderança do PT tem dito para outros dirigentes que Luizianne é o nome do partido para a disputa. Foto: Divulgação.

O nome da ex-prefeita de Fortaleza e deputada federal Luizianne Lins já é tido como o único a se impor internamente no Partido dos Trabalhadores (PT) para a disputa eleitoral de 2020, na Capital cearense. A petista se consagrou vitoriosa no Processo de Eleição Direta (PED) do partido, ao levar para o segundo turno dois nomes alinhados com o seu projeto, e ter conseguido eleger o vereador Guilherme Sampaio presidente da executiva municipal da agremiação.

Uma das principais lideranças do partido no Ceará já está conversando com membros de outros grêmios, apontando Luizianne como a única candidata em potencial de vitória no pleito do próximo ano, em Fortaleza. Na disputa eleitoral de 2016, a petista ficou em terceiro lugar, atrás de Capitão Wagner (PROS) e Roberto Cláudio (PDT), este se consagrando vitorioso.

Disputa para o comando do PT de Fortaleza, frusta petistas aliados do governador. O segundo turno é com aliados de Luizianne

PT de Fortaleza busca unidade, mas não há consenso sobre nome de Luizianne Lins para disputar a Prefeitura

Luizianne Lins continua com contas da campanha de 2016 desaprovadas. Sua candidatura a prefeita em 2020 pode sofrer impugnação

Quando da oficialização do nome de Guilherme Sampaio como presidente do PT Municipal de Fortaleza, a deputada federal foi a mais ovacionada por seus correligionários, e a que fez críticas mais contundentes contra a atual gestão que, segundo ela, tentou descaracterizar as conquistas feitas pelo seu Governo. Luizianne já assumia ali a postura de eventual candidata petista para o pleito de 2020.

O grupo ligado ao governador Camilo Santana saiu enfraquecido do processo de comando do PT de Fortaleza, e parte deste grupo assumirá o papel de protagonismo em favor da candidatura de Luizianne Lins. Como foi dito aqui neste Blog, um dos caminhos do chefe do Executivo Estadual será deixar os quadros da sigla petista, uma vez que a tendência dele será o apoio ao candidato do PDT.