Sessão desta sexta-feira foi aberta pela deputada Augusta Brito, com a deputada Silvana Pereira secretariando os serviços. Foto: ALECE

Durou cerca de 1 hora a sessão plenária desta sexta-feira (13), na Assembleia Legislativa. Com menos de um terço dos 46 deputados estaduais tendo registrado presença, o Plenário 13 de Maio não contou, em momento algum, com mais de 3 parlamentares ao mesmo tempo na sessão, que foi aberta pouco antes das 10 horas, com a deputada Augusta Brito (PCdoB) presidindo a mesa e Dra. Silvana (PL) secretariando os trabalhos.

Apenas três parlamentares fizeram pronunciamentos, Sérgio Aguiar (PDT), Dra. Silvana e Romeu Aldigueri (PDT). Desta forma, a sessão foi encerrada antes das 11 horas da manhã.

Sextas esvaziadas

Não é de hoje que as sextas-feiras são sinônimos de plenário vazio na Assembleia. Na semana passada, por exemplo, o deputado Fernando Hugo (PP), citou a presença de poucos parlamentares no local, durante seu pronunciamento, como ‘três pombinhos em meio à uma casa tão carente de participação’.

Quando se discutem na Casa mudanças no regimento interno, esse esvaziamento faz com que parlamentares questionem a continuidade das sessões às sextas-feiras, seja para que haja maior possibilidade de os parlamentares viajarem ao Interior, visitando seus colégios eleitorais, seja para abrir espaço no plenário para outras vozes, visto que alguns deputados defendem que as sextas-feiras haja um espaço na tribuna para que lideranças variadas da sociedade possam fazer pronunciamentos e trazer novas temáticas ao parlamento.

A Assembleia Legislativa do Ceará tem sessões plenárias ordinárias de terça à sexta-feira. A Câmara Municipal de Fortaleza, por exemplo, não tem sessões às sextas.

Deputada critica mudança

A deputada Silvana, das parlamentares mais atuantes da Assembleia, criticou o esvaziamento da sessão plenária e a defesa de alguns colegas de mudanças nas datas a partir do novo regimento que está sendo redigido, sob comando do deputado Audic Mota (PSB). “Defendo que permaneçam as sessões parlamentares do jeito em que elas estão. Esse é o espaço do povo, esse é o estado do parlamento, é a vez de ‘parlar’, falar, lutar. Precisamos incentivar a todos os parlamentares a falarem e manter todas as sessões do jeito que elas estão”, afirmou ao Blog do Edison Silva.

Dra. Silvana rechaça diminuição do número de sessões parlamentares; ouça: