Deputada estadual Augusta Brito /Foto: AL

A Câmara Municipal de Carnaubal vai sediar, na próxima quinta-feira (18), uma audiência pública para debater os limites territoriais na divisa entre Ceará e Piauí. O evento, promovido pela Assembleia Legislativa do Ceará, contará com a presença da deputada estadual cearense Augusta Brito (PCdoB), coordenadora do Projeto Atlas de Divisas Municipais Georreferenciadas do Estado do Ceará. O Governo do Piauí está requisitando uma nova perícia junto ao Exército para redefinir os limites territoriais.

Augusta explica que a audiência será realizada em Carnaubal porque a Região da Ibiapaba é onde se concentra a maior parte dos municípios que podem ser afetados pela divisão territorial. “Nós vamos estar lá fazendo esse debate, pegando várias informações para também ter argumentos concretos, como o número de escolas que existem funcionando nos municípios que podem ser atingidos com essa nova divisão”, afirma a deputada.

Os municípios que poderão ser afetados na Região da Ibiapaba são Viçosa, Tianguá, Ubajara, São Benedito e Carnaubal, mas o litígio segue até o Sertão de Crateús. O questionamento gera problemas para a população devido à indecisão sobre pagamentos de impostos e a quem recorrer em relação aos serviços públicos. Além da deputada, prefeitos e vereadores da região deverão participar do evento, assim como representantes da Comissão de Criação de Novos Municípios, da Assembleia Legislativa.