Heitor Freire chamou de ingratos os membros que pediram sua saída do diretório estadual. Foto: Agência Câmara

O racha entre membros do PSL cearense, já expresso em algumas críticas de parlamentares nos últimos dias, tornou-se público ao ganhar um novo capítulo nesta quinta-feira (27). Isto porque os deputados estaduais Delegado Cavalcante e André Fernandes entraram com um pedido de afastamento do presidente do partido, o deputado federal Heitor Freire, junto ao diretório nacional. Freire lamentou a postura dos co-partidários, classificando o pedido como ‘totalmente leviano’.

Fernandes e Cavalcante convocaram uma coletiva de imprensa para a manhã desta sexta-feira (28) , na Assembleia Legislativa, onde prometem apresentar detalhes dos acontecimentos que geraram o pedido de intervenção partidária. “Queremos dar transparência à uma situação que há muito tempo vem acontecendo no partido, que tentamos lavar a roupa suja em casa, tentamos resolver, mas infelizmente fomos orientados em nível nacional em fazer essa representação e agora dar conhecimento à população”, disse Delegado Cavalcante em áudio enviado pela própria assessoria de imprensa.

Ouça a declaração do deputado Delegado Cavalcante.

No documento enviado ao partido, porém, os parlamentares afirmam que a comissão provisória do PSL no Ceará não dialoga com os demais membros do partido; reclamam da nomeação, por parte de Freire, de membros para cargos no diretório estadual e nos municípios de pessoas não filiadas ao partido; chamam de desrespeitosa a forma com que o presidente tratou a destituição de André Fernandes da presidência do partido em Fortaleza; além de afirmarem que as contas do PSL local terem sido rejeitadas pela Justiça Eleitoral.

Heitor Freire publica nota

Tão logo surgiu a informação do pedido de saída do partido, o presidente Heitor Freire publicou uma nota sobre o assunto. Heitor afirma que os colegas de partido estão sendo ingratos e agindo de forma insana. Freire criticou ainda o que chamou de falta de humildade para aprender do ‘jovem que mal começou’ André Fernandes, e que Cavalcante, ‘que estava morto politicamente’, adota uma postura ‘lamentável e vergonhosa’. O presidente termina afirmando que seguirá trabalhando e pede que André e Cavalcante ‘sigam seu caminho próprio’.

Confira a nota de Heitor Freire na íntegra:

“Infelizmente na política temos que lidar com esse tipo de ingratidão. Os deputados estaduais André Fernandes e Delegado Cavalcante foram convidados por mim, que dei a legenda e acabaram eleitos. Agora, me parece que a soberba subiu a cabeça e estão agindo de forma insana. André, um jovem que mal começou e passa longe de uma atitude de humildade para aprender, e o Cavalcante, que estava morto politicamente, adota essa postura lamentável e vergonhosa. Um homem experiente promovendo uma divisão inglória. O pedido de destituição se mostra totalmente leviano, ainda mais ao se levar em consideração que peguei o partido numa situação de calamidade quanto às prestações de contas das gestões anteriores, sendo que só foi possível registrar as candidaturas após muito trabalho e dedicação. Outro ponto que demonstra a má-fé nesse pedido é que o mesmo foi protocolado logo após eu determinar a implementação do programa de compliance e integridade partidária, programa este que não se tem notícia de implementação em nenhum outro partido. Portanto, os autores desse pedido leviano de destituição demonstram total contrariedade às medidas de transparência e lisura que venho adotando. Ressalto ainda que os dois sempre tiveram espaço no partido, Cavalcante seria vice estadual e André já estava em Fortaleza. As comissões no interior estavam tendo a participação deles. E mesmo assim agem como se eu fosse um ditador. André resolve trocar os pés pelas mãos e pede pra sair. Já Cavalcante, o tempo dirá que tipo de objetivo o motiva. Mas enfim, cada cabeça é um mundo e seguirei trabalhando. Que eles sigam seu caminho próprio.”