Governador recebe deputados. Foto: Governo do Estado.

O governador Camilo Santana reuniu todos os deputados estaduais que dão sustentação política à sua gestão, hoje (27), no Palácio da Abolição, juntamente com todo o seu secretariado, exceção para os que estão fora do Estado, para falar da situação fiscal e cientificá-los de algumas providências que estão sendo adotadas para garantir a manutenção do equilíbrio das contas públicas. Camilo abriu o encontro e deu a palavra ao Secretário de Planejamento, deputado federal Mauro Filho. O deputado Osmar Baquit ficou tão sensibilizado com a situação financeira do Estado que sugeriu ao governador não pagar, neste ano, as emendas parlamentares dos deputados, recebendo, de imediato, a reprovação da deputada Silvana Oliveira.

A questão do pagamento das emendas parlamentares (cada deputado estadual tem direito a R$ 1 milhão em 2019) é uma das mais reclamadas. As do ano passado,  segundo um dos deputados, ainda não teriam sido pagas. O pagamento delas se dá com a execução de obras indicada pelo beneficiado para os municípios em que é votado. Osmar sugeriu que o governador não pagasse as de 2019, por conta da dificuldade financeira do Estado, mas cumprisse o cronograma de desembolso para as do ano passado. A deputada Silvana reagiu de pronto, dizendo que Osmar não a representava no encontro é que era uma “burrice” dele sugerir o não pagamento das emendas parlamentares de 2019.

Os deputados, afora a questão das emendas, não tiveram oportunidade de tratar de outros problemas, tanto que foi sugerido ao governador conversas reservadas com os parlamentares, ao tempo em que os secretários fossem orientados a receber os deputados, quando procurados. Recentemente, no plenário da Assembleia, a deputada Silvana Oliveira e o deputado Romeu Aldigueri disseram que procuraram falar com o comandante da Polícia Militar, coronel Alexandre Ávila de Vasconcelos, mas ele não os recebeu por que só falaria com deputados autorizados pelo secretário Nelson Martins. O governador recomendou, de pronto, toda atenção dos secretários aos deputados.

O governador Camilo Santana, mesmo advertindo para as dificuldades da economia nacional, deixou claro que todos os esforços que estão sendo desenvolvidos é no sentido de garantindo o equilíbrio das contas públicas, continuar a administração mantendo todos os seus compromissos e fazendo investimentos. A política de pessoal, porém, é que deve sofrer uma certa desaceleração em razão, também, das limitações da Lei de Responsabilidade Fiscal, tanto que o secretário de Planejamento, Mauro Filho, anunciou a suspensão de concursos públicos e cortes do quadro de pessoal terceirizado. Camilo, porém, garantiu que vai dar, no segundo semestre, alguma compensação ao servidor público em razão da perda inflacionária.