Foto: Exército Brasileiro.

Os jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, noticiaram em suas edições deste sábado (23), um encontro do comandante militar do Sudeste, general Luiz Ramos, com a bancada de deputados federais de São Paulo, para tratar da Reforma Previdenciária dos militares, entregue na Câmara dos Deputados pelo presidente Jair Bolsonaro, nesta semana.

O encontro de São Paulo, teria sido recomendado pelo comandante do Exército, general Edson Leal Pujol, a todos os comandantes militares nos estados brasileiros, com as respectivas bancadas federais, para que os deputados sejam esclarecidos e diminuídas as resistências ao projeto específico dos militares, que além de cuidar dos benefícios a que eles terão a partir do momento que forem transferidos para reserva, como quanto à reestruturação das carreiras militares.

Os deputados federais cearenses ainda não foram chamados a conversar com o comandante da 10ª Região Militar, em Fortaleza.

Leia as notas que fazem parte da coluna Política do jornal O Estado de S. Paulo deste sábado:

 Artilharia… Enquanto o Planalto bate cabeça, o Exército faz o dever de casa. O comandante militar do Sudeste, general Luiz Ramos, recebeu a bancada paulista ontem para conversar sobre o projeto de aposentadoria dos militares.

 …pesada. “A única coisa que nos incomodou foi essa história de que a reforma só vai andar se a dos militares entrar primeiro. Por que essa imposição? E o Judiciário? E a do Legislativo?”, questionou Ramos.

 Diálogo. O encontro foi o primeiro de uma série que ocorrerá nos comandos regionais com as bancadas, e foi articulado pelo comandante do Exército, Edson Leal Pujol, para explicar e diminuir resistências.

Na coluna Painel, da Folha de S. Paulo deste sábado:

Santa ceia O incômodo de deputados de diversos matizes foi explicitado de maneira cristalina a integrantes da cúpula do Exército nesta sexta. Em meio à crise, o comandante militar do Sudeste, general Luiz Eduardo Ramos, recebeu integrantes da bancada de São Paulo para um almoço.

Nosso homem O encontro foi chamado para que os militares falassem sobre a proposta de reestruturação da carreira e de mudanças na aposentadoria, mas a conversa foi além. Houve crítica à “inexperiência de Bolsonaro”. Os fardados, por sua vez, destacaram o papel do vice, Hamilton Mourão.