Os deputados estaduais cearenses votarão, em regime de urgência, todas as últimas matérias encaminhadas pelo governador Camilo Santana, ontem aqui destacadas, mesmo assim terão de adiar o encerramento das atividades do ano, na próxima semana, como estavam pretendendo. Ainda hoje foi lida uma nova proposição do Governo, a que amplia os quadros e as competências da Procuradoria-Geral do Estado.

Na sessão de hoje foram votadas 23 matérias, todas apresentadas pelos próprios deputados, a maioria tratando de denominação de prédios públicos e incluindo eventos festivos no calendário oficial do Estado. Para amanhã, eles pretendem votar os aumentos dos subsídios dos magistrados, dos integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas do Estado.

Ainda não tem um calendário de votação para os projetos que fazem parte do pacote ontem aqui destacado. Os poucos deputados da oposição, reclamam da urgência para votação das matérias. Eles não têm força para adiar as votações, embora até alguns poucos deputados governistas entendam que a complexidade das matérias, exceção da reforma administrativa, justificaria um debate mais ampliado.

A reforma administrativa é praticamente consenso. É reconhecida a necessidade de o Estado enxugar a sua estrutura, embora governistas, em tom de brincadeira, lamentem a redução dos cargos comissionados, onde eles colocam alguns aliados. As demais matérias, principalmente as relacionadas à questão tributária, incitam a oposição.

Foto: Assembleia Legislativa/Divulgação.