A candidatura estava com o registro inferido pelo juízo de primeira entrância. Foto: Marcelo Bloc/Blog do Edison Silva.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) acatou o recurso de Glêdson Bezerra (Podemos) contra o indeferimento de sua candidatura a prefeito de Juazeiro do Norte. Eleito no domingo, dia 15 de novembro, Glêdson tinha a eleição sub judice pelo indeferimento anterior, sob alegação de que o candidato não havia se desincompatibilizado do cargo público a tempo de concorrer.

Apenas a relatora, juíza Kamile Castro, votou contra o recurso do candidato.

Na última quinta-feira (19), em conversa com o Blog do Edison Silva, Bezerra mostrou-se confiante em reverter a primeira decisão. A alegação para o indeferimento do registro de sua candidatura foi o fato de ele não ter oficializado a sua desincompatibilização, no tempo devido, junto ao diretor da Polícia Civil, mas sim ao seu superior hierárquico.

Glêdson derrotou o atual prefeito José Arnon Bezerra (PTB) com uma diferença de 2.636 votos. O companheiro de chapa de Glêdson Bezerra é o atual vice-prefeito, Giovanni Sampaio, que no meio da atual administração rompeu com José Arnon, para ser candidato a prefeito, segundo ele, como tinha sido acertado, antes das eleições de 2016. Giovanni era filiado ao PSD e trocou de partido pouco antes do prazo limite permitido, a chamada janela partidária.

José Arnon é mais um prefeito de Juazeiro do Norte que não consegue ser reeleito. Ele, presidente estadual do PTB, nas eleições estaduais passadas, em 2018, conseguiu eleger o filho, Pedro Bezerra, deputado federal, cargo que o próprio Arnon ocupou antes de ser eleito prefeito.

A família Bezerra, de Arnon, que não é a mesma de Glêdson, comandou a política de Juazeiro do Norte por muitos anos. Os seus tios, Humberto e Orlando Bezerra, foram prefeitos da cidade, além de deputado federal, e Alacoc, também tia, por alguns meses ocupou vaga de senadora da República. Adauto Bezerra, outro tio de Arnon, foi governador e vice-governador do Ceará. Quando assumiu a Prefeitura de Juazeiro do Norte, Arnon recebeu o cargo do seu irmão, Luiz Ivan Bezerra, que era vice-prefeito de Raimundo Macêdo, o Raimundão, afastado do cargo por decisão judicial.