A capacitação é voltada para servidores dos Tribunais Regionais Eleitorais. Foto: TJ/CE.

A Assessoria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) irá disponibilizar, do dia 8 a 18 de setembro, capacitação on-line para servidores dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) com foco no combate à desinformação nas Eleições Municipais 2020.

O treinamento será feito em parceria com as redes sociais: Facebook, Instagram e WhatsApp.

O objetivo do curso é capacitar os servidores da Justiça Eleitoral para agirem de forma adequada diante de disparos em massa de informações falsas nas redes sociais, com intuito de combater as fake news, entre outras questões relacionadas ao pleito deste ano.

O treinamento é para todos os servidores, especialmente os que atuam nos cartórios eleitorais, tendo em vista que, durante as eleições municipais, esses órgãos são os responsáveis pelo protocolo inicial das ações relacionadas ao processo eleitoral, como o registro de candidaturas e as decisões ligadas à propaganda.

Cronograma

A capacitação será feita com a participação de três estados por dia.

O Ceará, está disposto no dia 9 de setembro, será disponibilizado juntamente nesta data para os estados do Amazonas e Bahia. Nas duas horas do treinamento, os representantes do Facebook, do InstaAgram e do WhatsApp falarão sobre medidas de combate a abusos nas redes sociais e aspectos práticos dos processos judiciais relativos às eleições.

Facebook e Instagram também darão breves esclarecimentos sobre propaganda eleitoral paga nessas plataformas.

A capacitação será gravada e disponibilizada posteriormente para quem não conseguir acompanhar o treinamento. O curso será contado como adicional de qualificação. Cada TRE terá direito a 70 vagas, e as inscrições deverão ser feitas por meio do link.

Confira o cronograma do curso:

Dia Regional
 8 Acre, Alagoas e Santa Catarina
 9 Amazonas, Bahia, e Ceará
 10 Distrito Federal, Espírito Santo e Goiás
 11 Maranhão, Paraíba e Amapá
 14 Minas Gerais, Pará e Mato Grosso
 15 Paraná, Pernambuco e Piauí
 16 Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul
 17 Rondônia, Roraima e Mato Grosso do Sul
 18 São Paulo, Sergipe e Tocantins

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral.