Secretário Artur Bruno reafirma que monitoramento diário seguirá sendo feito no litoral cearense. Foto: Sema/CE.

O secretário do Meio Ambiente e coordenador do Grupo de Trabalho que monitora ocorrências de manchas de óleo nas praias do Ceará, Artur Bruno, comemora que o Estado não registra novas ocorrências há duas semanas. “Nas duas últimas semanas, com o monitoramento diário que está sendo feito pela Marinha, pelos nossos gestores da unidade de conservação, pela Semace e pelos municípios, não tivemos mais manchas de óleo no Ceará, o que para nós é motivo de muita satisfação, até porque nós já estamos na pré-estação de turismo de final de ano no nosso Estado”, afirmou.

Participam da força tarefa de monitoramento das praias do Ceará, além da Secretaria do Meio Ambiente e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente, a Marinha do Brasil e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).

Uma nova reunião do colegiado acontece nesta terça-feira (3), para discutir com os municípios estratégias de fiscalização permanente no litoral. No encontro, será proposto pela secretaria, adianta Artur, um monitoramento diário pelos municípios, com apoio do Governo do Estado e da Marinha. Ele acredita que o pior já passou, mas não descarta que pequenos resquícios de óleo possam ainda aparecer nas praias cearenses.