Guilherme Sampaio (ao centro) tomará posse como presidente do PT de Fortaleza no dia 13 de dezembro próximo. Foto: Divulgação

Durante o 7°  Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), os representantes de Fortaleza ratificaram a intenção da sigla de lançar candidatura própria na Capital cearense. No entanto, a questão sobre nomes não foi tratada durante os encontros ocorridos no evento.

De acordo com o presidente eleito da sigla em Fortaleza, o vereador Guilherme Sampaio, está ratificada a intenção do PT local de lançar candidatura própria não somente na Capital, mas também em cidades do Interior onde a legenda estiver organizada para tal.

Apesar de a ex-prefeita e atual deputada federal Luizianne Lins ser o nome com maior capilaridade eleitoral em Fortaleza, ainda não foi fechado questão sobre nome. De acordo com Guilherme Sampaio, isso só ocorrerá depois de sua posse, que acontecerá no dia 13 de dezembro, provavelmente, com a presença da deputada federal Gleisi Hoffmann, reconduzida neste fim de semana para a presidência da executiva nacional do PT.

Após a posse, Guilherme Sampaio pretende iniciar um amplo processo de escuta da cidade, o que ele chama de “diagnóstico participativo”, logo no primeiro trimestre de 2020. Ao longo desse tempo, a sigla pretende amadurecer a definição de nomes com suas bancadas, o governador Camilo Santana e o ex-presidente Lula.

Durante o processo de escolha da presidência do PT de Fortaleza, em setembro passado, o nome de Luizianne Lins foi apresentado pro algumas lideranças petistas como aquele que traria unidade ao partido em caso de participação do partido na disputa eleitoral do próximo ano. No entanto, ao que tudo indica, a legenda deve realizar um debate interno para saber qual o nome petista que mais agrega seus filiados e potenciais aliados.

Lula no Ceará

Uma das grandes expectativas de petistas cearenses se da em torno da presença do ex-presidente Lula no Ceará. No entanto, no encontro realizado neste fim de semana não houve confirmação sobre a presença de Lula no Estado ainda neste ano.