Vice-presidente da Câmara de Fortaleza, vereador Adail Júnior, insinuou que a oposição pode não chegar ao segundo turno. Foto: CMFor.

Falta menos de um ano para as eleições municipais de 2020, mas na Câmara Municipal de Fortaleza a tensão entre parlamentares aliados e opositores da gestão é uma constante. Vez por outra alguns vereadores soltam indiretas uns aos outros, como ocorreu na sessão ordinária desta quarta-feira (23).

Durante votação de proposta do Governo Municipal, o vereador Guilherme Sampaio, presidente eleito do PT de Fortaleza, afirmou que a gestão deveria tomar cuidado com as propostas que são antipáticas à população. De acordo com ele, nomes da base governista estão atrás de opositores em pesquisas internas feitas por partidos políticos em Fortaleza.

O vereador Adail Júnior (PDT), por sua vez, exaltou o nome do prefeito Roberto Cláudio e insinuou que o colega estava faltando com a verdade. “Eu não sei nem quem são os candidatos do Governo, porque não têm”, disse. Ele destacou ainda que a bancada oposicionista deveria se unir, porque do contrário, não chegaria sequer ao segundo turno.

“Não se unam não, pra ver se estarão no segundo turno!”, ironizou. Adail Júnior fez parte da base governista da ex-prefeita Luizianne Lins, do PT, e agora é um dos principais defensores da gestão do prefeito Roberto Cláudio do PDT. Apesar de ser vice-presidente da Casa, atua, muitas das vezes, como líder da base.

O líder do Governo, Ésio Feitosa (PDT), por sua vez, após fala de Sargento Reginauro (sem partido), que chamou a gestão de neoliberal, apontou que Reginauro e seu grupo político, que é liderado pelo pré-candidato Capitão Wagner (PROS), apoiaram o Governo de Jair Bolsonaro, segundo ele, o mais neoliberal dos últimos tempos.

“Vossas excelências não podem apagar de suas histórias que apoiaram e fizeram campanha para este desgoverno que está aí. Vossa excelência não pode querer misturar a história política do ex-ministro Ciro Gomes com o que está acontecendo em nosso País. Sei que vossa excelência se arrepende de ter votado neste desgoverno”, atacou Feitosa.

Por trás desses discursos e indiretas está a tensão entre os principais atores que estarão se enfrentando no pleito de 2020, em Fortaleza.