Deputada e militantes trocaram gritos durante reunião da comissão de Educação que analisava o projeto

A deputada estadual Doutora Silvana (PR) retirou de pauta, nesta quinta-feira (13), durante reunião da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, o projeto “Escola Sem Partido”, de sua autoria. A parlamentar afirmou que a medida alinha-se “à conduta a nível federal e à minha real intenção de manter o projeto mais tempo na mídia”.

“Quanto mais tempo eu deixo o projeto sob os holofotes, mais alunos vão saber dos seus direitos, mais professores serão, literalmente, constrangidos a entender que eles têm que voltar a dar aula, eles tem que voltar a ensinar química, física, biologia e história, e não simplesmente transformar a escola, a sala de aula num comitê eleitoral”, afirmou a deputada, que deverá reapresentar o projeto em 2019.

Segundo Silvana, sua decisão de tirar a matéria de pauta antecipou manobras de parlamentares contrários ao projeto que iriam pedir vistas durante o encontro e impedir que a matéria fosse levada a Plenário ainda em 2018, resultando em seu arquivamento. A reunião da comissão ainda foi palco de confusão após militantes contrários ao Escola Sem Partido e a deputada começarem a discutir. Os militantes consideraram a retirada da pauta uma vitória.

“Nível federal”

Na última terça-feira (11), o projeto “Escola Sem Partido” foi arquivado na Câmara Federal após ter sua votação adiada devido a obstruções de parlamentares. Em 2019, quando deverá ser reapresentado, a matéria deverá passar por todo o trâmite novamente.