Carmelo Neto tem criticado a nomeação de Ilário Marques para a Secretaria dos Direitos Humanos. Foto: CMFor.

A recomendação do Ministério Público do Ceará para exoneração do secretário Ilário Marques, do PT, da Prefeitura de Fortaleza, repercutiu entre vereadores da Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira (03). Opositor, Carmelo Neto (Republicanos) criticou a indicação do petista para a pasta dos Direitos Humanos e chamou o gestor de “bandido”.

Em contrapartida, governistas apresentaram certidões negativas de Marques junto a órgãos de fiscalização e defenderam a permanência dele no Governo Sarto.

Durante pronunciamento, Carmelo Neto destacou que o Ministério Público recomendou que o prefeito exonere imediatamente o secretário. Ainda de acordo com o parlamentar, as condenações a Ilário, se somadas, totalizam 34 anos de prisão. “Ele foi acusado por corrupção, peculato, fraude em licitação e organização criminosa”, destacou.

MP recomenda exoneração de Ilário Marques da Prefeitura de Fortaleza condenado por improbidade administrativa

Carmelo ainda aproveitou para atacar o presidenciável Ciro Gomes, destacando que a indicação do petista se deu para garantir a aliança entre PT e PDT em Fortaleza. “O Ciro Gomes é tigrão para falar do Lula em nível nacional, mas aqui é tchutchuca porque os pedetistas abrigam os petistas. Se o Sarto tiver o mínimo de decência, vai demitir e não permitir que tenha um condenado, que eu chamo de bandido, assim como a corja do PT”.

Logo em seguida, o líder do Governo, Gardel Rolim (PDT), se posicionou a respeito do assunto. Segundo ele, apesar da seriedade que o Ministério Público trata suas ações, existem certidões negativas de órgãos, como Conselho Nacional de Justiça, Tribunal de Contas da União e Tribunal de Contas do Estado que demonstram não haver qualquer condenação contra o petista. “Os órgãos de controle, que avaliam os gestores, atestam que ele não tem condenação. Estou reafirmando que a nomeação está dentro da legislação nacional e municipal, dentro dos critérios legais. Ele pode fazer um grande trabalho na Secretaria dos Direitos Humanos”, defendeu.

Veja trechos dos discursos na Câmara Municipal:

Dr. Vicente (PT) também disse que seu correligionário apresentou certidões negativas. Segundo ele, não há qualquer impedimento para que Ilário Marques continue à frente dos trabalhos da pasta. “O Ilário foi candidato a prefeito nas eleições passadas e não teve qualquer problema. A gente respeita o Ministério Público, mas o TCU, TCE e CNJ dizem que não tem nada a responder. Por isso foi nomeado pelo prefeito Sarto”.

Imbróglio

Vicente destacou, ainda, que a Procuradoria Geral do Município já enviou os documentos ao Ministério Público. O vereador Moura Taxista (PSB) afirmou que a documentação apresentada por seus pares deixa claro que não há nada de concreto que possa ser apresentado e obrigue Sarto a acatar a orientação do MP.

Sargento Reginauro (PROS) afirmou que o Ministério Público precisa esclarecer o imbróglio, já que os parlamentares apresentaram documentações recentes que comprovariam a possibilidade de o petista continuar à frente da pasta. “É curioso que a gestão precise, inclusive, engolir uma situação tão indigesta, simplesmente para acolher aliados. Isso tudo, lógico, para poder manter a base”.