Participação de Louise Santana através de vídeo é permitido pelo Regimento da Casa. Foto: Reprodução/Youtube.

O mandato coletivo “Nossa Cara”, formado oficialmente pela vereadora Adriana Gerônimo e pelas “covereadoras” Louise Anne de Santana e Lila M. Salu, todas filiadas ao PSOL, utilizou-se de um mecanismo da Câmara Municipal de Fortaleza para permitir que Louise fizesse o “uso” da tribuna da Casa Legislativa.

Através de um vídeo, ela pôde participar da sessão ordinária desta quinta-feira (21), quando se pronunciou sobre o aniversário do Colégio Liceu do Ceará.

Não há garantias regimentais ou da própria legislação eleitoral para que o mandato coletivo funcione com as três socialistas participando das plenárias ou apresentando projetos para a cidade.

Louise Santana e Lila Salu atuam, oficialmente, no Legislativo Municipal como assessoras parlamentares de Adriana Gerônimo. Na prática, porém, elas dividem a atuação no Legislativo de Fortaleza, sem que haja qualquer hierarquia entre a titular e as demais.

A participação de Louise Santana na sessão desta quinta-feira (21) foi acordada com o vice-presidente da Mesa Diretora, o vereador Adail Júnior (PDT), que presidiu os trabalhos do dia.

No vídeo, a chamada covereadora destacou a importância do Dia do Professor bem como o aniversário do Colégio Liceu do Ceará, que completou 176 anos da terça-feira passada. “O espaço do colégio promoveu para nossa cidade importantes nomes da música, da cultura, da medicina, da área jurídica, que contribuíram com o avanço do nosso povo e da nossa cidade”, disse.

Por meio do vídeo, Louise solicitou uma salva de palmas para o Colégio. Diferente do que acontece na Assembleia Legislativa, onde a utilização de vídeos é proibida, na Câmara Municipal de Fortaleza há permissão regimental para uso deste tipo de mecanismo. Coube a Adriana Gerônimo apenas concordar com a colega e solicitar autorização do presidente da sessão para realizar a salva de palmas.

Veja a participação da covereadora Louise Santana na sessão da Câmara de Fortaleza: