Dr. Marcos Gadelha participa do Governo Camilo Santana desde 2015. Foto: Divulgação.

O governador Camilo Santana anunciou, nesta quinta-feira (19), pelas redes sociais, o novo secretário da Saúde do Ceará, o médico cardiologista, Marcos Antônio Gadelha Maia, que atualmente ocupava o cargo de secretário Executivo da Sesa.

Segundo Camilo, Marcos Gadelha participa do seu Governo desde 2015.

Inicialmente como diretor-geral do Hospital de Messejana, tendo antes coordenado a Unidade de Pós-operatório de Cirurgia Cardíaca e o Núcleo de Segurança do Paciente. Depois exerceu a função de secretário adjunto Estadual da Saúde de 2015 a 2018, e a partir de 2019, no segundo mandato de Camilo, passou a ocupar a atual Secretaria-Executiva de Políticas de Saúde do Estado do Ceará.

“É um profissional que está conosco desde o início do nosso Governo. É um profissional diretamente ligado a todas as conquistas dos últimos anos. Desejo boa sorte ao Dr. Marcos Gadelha nessa nobre missão, e reafirmo minha gratidão ao Dr. Cabeto, que fez um grande trabalho nos últimos 2 anos e 7 meses. A Saúde terá sempre meu apoio e será sempre prioridade absoluta em nosso Governo”, escreveu o governador nas redes sociais.

Marcos Antônio Gadelha Maia é natural de Fortaleza, formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1992) e pós-graduado em Clínica Médica no Hospital Universitário Walter Cantídio e em Cardiologia no Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Hospital de Messejana).

Também tem titulação em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), especialização em Medicina Intensiva, pela Society Of Critical Care Medicine – Fundamental Critical Care Support (FCCS), e em Segurança do Paciente, pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/ Fiocruz).

Na área privada, Marcos Gadelha coordenou as Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Regional da Unimed Fortaleza e participou do processo de Acreditação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e Canadense Internacional (ACI), do Hospital Regional da Unimed Fortaleza, como membro do time de liderança.

Marcos Gadelha é promovido à titularidade da pasta da saúde, dois dias depois da saída do também médico, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, que pediu para deixar o cargo por motivos pessoais. Cabeto coordenou as ações do Estado no enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Fonte: Governo do Ceará.