Auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques está afastado do cargo. Foto: Reprodução.

A CPI da Covid deve ouvir nesta terça-feira (17), às 9h30, o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques. Ele teria elaborado um “estudo paralelo” segundo o qual metade das mortes confirmadas no Brasil por Covid-19 não teria ocorrido.

Os senadores ouvem ainda o ex-secretário da Saúde do Distrito Federal, Francisco de Araújo Filho, denunciado por irregularidades na compra de testes rápidos para detecção do coronavírus.

A convocação do auditor Alexandre Marques foi sugerida pelos senadores Humberto Costa (PT/PE) e Alessandro Vieira (Cidadania/SE). O parlamentar sergipano quer “esclarecer os detalhes da participação” do auditor na produção do “estudo paralelo”, que chegou a ser citado pelo presidente Jair Bolsonaro como um documento oficial do TCU. Em junho, o auditor foi afastado do cargo.

O depoimento do ex-secretário, Francisco de Araújo Filho, atendeu requerimento do senador Eduardo Girão (Podemos/CE). Ele lembrou que a Operação Falso Negativo, deflagrada pelo Ministério Público do Distrito Federal, descobriu irregularidades na aquisição de testes para o coronavírus. Francisco de Araújo Filho chegou a ser preso e denunciado por organização criminosa, fraude à licitação e desvio de dinheiro público.

Fonte: Agência Senado.