Para George Lima, depois de implantados, os incentivos poderão melhorar a economia do setor no Estado. Foto: ALECE.

Os deputados da Assembleia Legislativa do Ceará aprovaram projeto de Lei que institui o Programa de Atração e Apoio à Geração de Energias Renováveis do Estado.

A iniciativa visa promover a melhoria da qualidade de vida da população cearense, diversificando a matriz energética, descentralizando e interiorizando o desenvolvimento socioeconômico, tornando o ambiente de negócio mais competitivo, seguro e sustentável.

De acordo com o autor da proposta, George Lima (PV), o Programa possui seis eixos de atuação, sendo eles: instrumentos regulatórios, incentivos tributários, P&D, acesso à rede, desenvolvimento regional, financiamentos e geração de empregos.

O versa sobre um programa bem abrangente que dá autonomia ao Governo do Estado do Ceará para fazer parcerias, negociações, abrir caminhos e diretrizes para esses investimentos, diminuindo as desigualdades regionais”, disse.

Para ele, a aprovação por unanimidade refletirá em um marco no governo Camilo Santana, pois deverá transformar a economia do Estado do Ceará, com a atração de energias renováveis. “O hidrogênio verde é um potencial para transformar o PIB, posso dizer até dobrar, em três ou cinco anos”, defendeu.

O programa prevê a divisão de três objetivos centrais, como: ampliar a sustentabilidade ambiental e a redução das emissões de gases de efeito estufa na geração de energia elétrica, promovendo melhoria da qualidade de vida da população do Estado; diversificar e descentralizar a matriz energética estadual, interiorizando o desenvolvimento socioeconômico, com vistas a reduzir as desigualdades regionais; promover a inserção e a reforçar a competitividade do Ceará no mercado nacional e internacional de energia renovável.