O vereador Emanuel Acrizio havia se filiado ao PRTB, mas deixou a sigla ingressou no Avante, no prazo limite. Foto: Érika Fonseca/CMFor

Na sessão ordinária da quinta-feira (11) diversos vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza anunciaram a saída de seus antigos partidos e ingresso em novas agremiações, após o período de “janela partidária”, que se encerrou na semana passada. A partir de agora, a Casa Legislativa é composta por 15 agremiações, com protagonismo para o PDT, PSD e o Avante.

A sigla pedetista, do prefeito Sarto, passa a ter 13 vereadores, ainda consolidada como a maior força partidária no Legislativo da Capital cearense. Ela é seguida pelo PSD, partido de oposição, que passou a contar com sete parlamentares.

Em seguida vem o Avante, que tinha apenas um vereador e passou a ter quatro. Emanuel Acrízio, que havia deixado o PP e ingressado no PRTB, resolveu se filiar ao Avante, por receio de não ter legenda garantida no PRTB, agremiação que deve apoiar a candidatura do Partido dos Trabalhadores (PT).

Falando em PT, a sigla petista vem logo em seguida, com três vereadores, já que passou a contar com o ingresso de Júlio Brizzi, ex-PDT. Essa é a mesma quantidade de parlamentares do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Inclusive, com a entrada de Julierme Sena (ex-União Brasil), a agremiação na Casa Legislativa passou a contar com uma bancada 100% bolsonarista.

PSOL, PSB e PSDB passaram a contar com dois representantes cada, enquanto que Cidadania, Agir, União Brasil, PRD, Mobiliza e Republicanos passam a ter só um membro na Casa Legislativa. Com as negociações feitas nas últimas semanas, PMB e Progressistas deixaram de ter vereadores na Câmara Municipal de Fortaleza.

A base governista do prefeito Sarto passou a ter, oficialmente, 24 vereadores em sua composição, divididos entre sete partidos (PDT, Avante, PSDB, Cidadania, Agir, Mobiliza, PRD). Apesar de estar no Podemos, partido que definiu neutralidade nas capitais, Wellington Saboia deve apoiar a candidatura à reeleição do prefeito Sarto.

Veja como fica a composição partidária na Câmara de Fortaleza a partir de agora:

PDT
Adail Júnior
Carlos Mesquita
Luciano Girão
Fábio Rubens
Gardel Rolim
José Freire
Kátia Rodrigues
Lúcio Bruno
Paulo Martins
PPCell
Raimundo Filho
Elpídio Nogueira – Didi Mangueira*
Renan Colares – Iraguassu Filho*

PSD
Bruno Mesquita
Cônsul do Povo
Danilo Lopes
Estrela Barros
Eudes Bringel
Ronivaldo Maia
Tia Francisca

Avante
Marcelo Lemos
Emanuel Acrízio
Pedro Matos
Ana do Aracapé

PL
Inspetor Alberto
Julierme Sena
Priscila Costa

PT
Dr Vicente
Júlio Brizzi
Adriana Almeida*

PSOL
Adriana Nossa Cara
Gabriel Aguiar – Anna Karina*

PSB
Ana Paula
Léo Couto

PSDB
Cláudia Gomes
Jorge Pinheiro

Cidadania
Professor Enilson

Agir
Veríssimo Freitas

Podemos
Wellington Saboia

Republicanos
Ronaldo Martins

União
Márcio Martins

Mobiliza
Germano Heman

PRD
Michel Lins – Diógenes Madeira*

* suplentes em exercício