A ocosião homenageou 15 figuras femininas de destaque do Estado do Ceará. Foto: Reprodução/ Alece

O mês de março é conhecido por uma programação em prol do Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8. Nesta segunda-feira (4), no Plenário 13 de Maio, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou uma sessão em homenagem às mulheres pioneiras na política cearense. 

A homenagem é uma maneira de reconhecer e valorizar a importância das mulheres pioneiras na política cearense, que constituem um marco essencial para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária e representativa. A autora do requerimento da sessão, a deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD) diz “hoje fazemos uma sessão solene falando das mulheres pioneiras para justamente dar o exemplo das barreiras que precisam ser quebradas para as mulheres conseguirem entrar de fato na política”. A sessão teve o apoio do deputado Simão Pedro do PSD e da deputada Dra. Silvana do PL. 

Dircurso da deputada estadual Gabriella Aguiar

A deputada Gabriella Aguiar propôs a sessão solene. Foto: Letícia Monteiro

Foram homenageadas a desembargadora Auri Moura Costa (in memoriam), senadora da República Augusta Brito (PT), a secretária-executira do Ministério da Educação Izolda Cela, a vice-governadora do Estado do Ceará Jade Afonso Romero, a primeira-dama do Estado Lia de Freitas,  a primeira prefeita eleita de uma capital Maria Luiza Fontenele,  primeira deputada estadual do Ceará Maria Zélia Mota, desembaragora Maria Iracema Martins do Vale, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, jornalista Maria Adísia de Sá, secretária de proteção social Onélia Santana, conselheira do Tribunal de Contas do Ceará Patrícia Saboya, prefeitade de Tauá Patrícia Aguiar, prefeita de Guaramiranga Roberlândia Ferreira Castelo Branco e a secretária municipal do trabalho, assitência social e economia solidária de Orós Tereza Cristina Alves Pequeno. 

A participação da mulher em posições de liderança na política, é fundamental para inspirar outras mulheres. A representatividade contribui para a desconstrução de preconceitos e a construção de uma cultura mais justa e igualitária, conta a deputada estadual Gabriella.

A mesa diretora foi composta por Patrícia Aguiar (PSD), prefeita de Tauá e mãe da deputada estadual Gabriella, pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará no período de 2021 a 2023, pela senadora Augusta Brito (PT), a deputada estadual Lia Gomes (PDT), vice-governadora do Estado do Ceará, Jade Romero (MDB) e por Simão Pedro (PSD), deputado estadual.