Guimarães cobra fiscalização da concessionária “pelos péssimos serviços prestados para nossa população”. Foto: Câmara dos Deputados

O líder do Governo Lula na Câmara Federal, o deputado federal José Nobre Guimarães (PT-CE),  entrou na discussão sobre os serviços prestados pela Enel no Ceará. O parlamentar afirmou que vai até a sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para cobrar fiscalização por parte do órgão e responsabilização da empresa por danos eventualmente causados à população cearense.

Nos últimos dias aumentaram as reclamações de deputados cearenses sobre a prestação de serviço da fornecedora em diversos municípios cearenses. Nesta sexta-feira (15), os parlamentares devem realizar atos contra a empresa com a participação da população, em algumas cidades do Estado.

“A recorrente falta de energia no Ceará que tanto atrapalha a vida dos cearenses é reflexo da negligência flagrante da empresa Enel, cuja irresponsabilidade para garantir um serviço essencial é alarmante. Isso deixa claro os perigos da privatização desenfreada no setor de energia, onde a voz que defende os lucros privados supera o compromisso com a prestação de serviço para a população”, destacou Guimarães.

Ainda segundo ele, é importante que o Ministério de Minas e Energia não conceda renovações às empresas sob investigação, assim como uma fiscalização rigorosa por parte da Aneel, “pois a impunidade apenas reforça a irresponsabilidade e prejudica diretamente os cidadãos”.

“A Enel deve ser responsabilizada exemplarmente não apenas por suas falhas operacionais, mas também por sua falha em cumprir seu dever para com a comunidade”, disse o deputado. Ele afirmou, ainda, que estará na próxima segunda-feira (18), ao lado do deputado Fernando Santana, presidente da CPI da Enel na Assembleia Legislativa, juntamente com o presidente da Aneel “cobrando fiscalização da concessionária pelos péssimos serviços prestados para nossa população”.