Sede do Tribunal de Contas do Estado em Fortaleza. Foto: TCE/Divulgação.

Estão abertas, até o dia 1º de março, as inscrições para cinco especializações a distância, gratuitas, ofertadas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), e pelo Tribunal de Contas do Ceará – TCE, por meio de sua Escola de Gestão Instituto Plácido Castelo (IPC). Os cursos foram viabilizados através de uma parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As especializações são nas áreas de “Auditoria e Controle Interno”, “Contabilidade Pública”, “Controladoria Pública”, “Gestão Pública” e “Gestão Pública Municipal”. Ao todo, serão ofertadas 900 vagas, sendo 10% para pessoas com deficiência (no caso de não preenchidas, serão destinadas ao público em geral).

O candidato deve preencher ficha de inscrição no site UECE/Sate, anexar documentos e optar por apenas um dos cursos vinculado a um Polo de apoio presencial (como consta no Edital). O único valor a ser pago, é a taxa de inscrição, no valor de R$ 100, conforme edital.

O processo seletivo constará de três etapas, respectivamente: Pré-seleção, Prova de Conhecimento online e Avaliação de Títulos. A nota final será a soma das duas últimas etapas.

A especialização visa qualificar pessoal de nível superior em qualquer área de conhecimento, qualificando os quadros de gestores para atuar na administração pública macro (governo), micro (unidades organizacionais) e sistemas públicos.

Os cursos serão integralmente financiados pela Capes/MEC, por meio da UAB, com contrapartida da UECE. A prova online está marcada para o dia 13/3, e o resultado final deve sair em 26/3, no portal institucional da Universidade Estadual do Ceará (Uece). As aulas estão previstas para começar no dia 6 de abril, e ocorrerão por um período de 15 a 18 meses.

Saiba mais

No início de agosto de 2023, a Uece e o TCE Ceará/IPC obtiveram a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a ampliação da formação continuada de gestores públicos. Trata-se de experiência piloto, no escopo do Programa Nacional de Administração Pública (PNAP), para qualificar gestores públicos no Estado do Ceará. Foi aprovada a oferta de cinco cursos, com 180 vagas por curso, totalizando 900 vagas.

Acompanhe as datas:
* Período de Inscrições – Até 1º/3
* Aplicação da prova on-line – 13/3
* Divulgação dos candidatos habilitados para a 2ª fase – 15/3
* Divulgação do resultado da Avaliação de Títulos – 21/3
* Resultado final da seleção – 26/3
* Período de matrícula – 27/3 a 5/4
* Início das aulas (previsão) – 6/4
Fonte: Gov.CE.