Gabriel Aguiar é um dos pretensos candidatos do PSOL Fortaleza à reeleição. Foto: Divulgação

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) está trabalhando para apresentar um nome a prefeito em Fortaleza. A legenda, que forma federação com a Rede Sustentabilidade, também tem como meta aumentar dos atuais dois vereadores para três quadros na Câmara Municipal, segundo informou o vereador Gabriel Aguiar. Ele e a vereadora Adriana Nossa Cara foram eleitos em 2020, em uma eleição que surpreendeu setores da política local.

Tanto Gabriel quanto Adriana estão em primeiro mandato parlamentar, mas se destacaram pela atuação como oposição, estando Aguiar, incluisve, na liderança da bancada oposicionista. Segundo ele, o partido está animado e incentivando sua base para que em 2024 possa trabalhar para aumentar os quadros na Câmara Municipal de Fortaleza: ”Temos dois mandatos, de muita luta e dedicação, respondendo as pautas que aprecem na Casa”.

Conforme informou, o partido tem interesse de lançar nomes para tentar eleger até três nomes para a Casa Legislativa. “Vamos cuidar para que isso aconteça, trabalhando com a população, os movimentos sociais que estejam trabalhando juntos conosco, com a animação que é a marca do nosso partido”, disse. Além dos dois parlamentares, outros nomes apontados são o do ex-presidnte do PSOL, Ailton Lopes, e Ana Karina, que também está atuando para consolidar seu nome em busca de uma das 43 vagas para a Câmara de Fortaleza.

“Temos grandes expectativas e vários outros nomes que estão construindo suas pré-campanhas e articulando suas bases. Pessoas que esperamos que estejam engrandecendo a bancada do PSOL no Legislativo da Capital cearense”, disse Aguiar.

Para a disputa majoritária, ele afirmou que o partido está ouvindo a militância organizada na defesa de uma candidatura própria, que dispute para apresentar as principais pautas do PSOL à população de Fortaleza. Desde que foi criado, em 2005, o partido tem participado de forma efetiva das disputas eleitorais em Fortaleza. “Estamos ouvindo a militância na defesa de candidatura própria na defesa de uma candidatura própria que dispute na envergadura que o PSOL tem, apresentando um nome que represente o partido, as ideias progressistas de esquerda, e faça os embates necessários para este ano”, pontuou.