Auditório do TCE-CE durante sessão extraordinária de posse da nova mesa diretora do Tribunal 2024-2025. Foto: Reprodução/ TCE-CE

“Cuidar do que é de todos, melhorando vidas. Esse propósito não pode ser só memorizado, tem que ser encarnado. O coração sente, a cabeça sonha e planeja, o corpo executa. Há muito trabalho a fazer”, afirmou o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), conselheiro Rholden Queiroz, em seu discurso de posse, na última segunda feira (8).

Os novos dirigentes do TCE Ceará para o biênio 2024-2025 foram empossados em Sessão extraordinária do Pleno, tendo os conselheiros Valdomiro Távora como vice-presidente; Edilberto Pontes, corregedor; e Patrícia Saboya, ouvidora.

A Sessão ocorreu no Plenário do Edifício 5 de Outubro, foi conduzida pelo conselheiro Valdomiro Távora (presidente do TCE Ceará 2022-2023) e contou com a presença de membros do TCE Ceará, autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; representantes de instituições públicas; jurisdicionados; servidores e convidados. O secretário de Sessões, Frank Martins, leu o termo de posse da nova mesa diretora.

Rholden Queiroz é o primeiro conselheiro oriundo da carreira do Ministério Público de Contas a assumir o comando da corte de contas cearense. Em um discurso emocionante, marcado por referências, homenagens e agradecimentos, o novo presidente do TCE Ceará destacou temas que devem marcar sua gestão: “Pretendo balizar minha gestão em cinco dimensões ou pilares: sustentabilidade, uso de tecnologia, consensualismo, colaboração com outras instituições e integração com a sociedade”.

Rholden Queiroz também falou sobre os desafios da nova gestão: “Sei das expectativas e da responsabilidade que recai sobre mim. Sinto-me muito honrado e feliz e, portanto, tenho muito o que agradecer. Não tenham dúvidas: eu darei o meu melhor. E rogo aos meus colegas conselheiros, conselheiros substitutos, procuradores de contas, servidores, assessores, colaboradores: vamos juntos!”.

Presenças

Além dos conselheiros empossados na nova mesa diretora do TCE Ceará, compuseram a Sessão Extraordinária o conselheiro Ernesto Saboia (diretor-presidente do Instituto Plácido Castelo); a procuradora-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, Leilyanne Feitosa; e os conselheiros substitutos Itacir Todero, David Matos e Paulo César de Souza.

A Sessão Extraordinária do Pleno também contou com a presença da vice-governadora do Ceará, Jade Romero; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Abelardo Benevides; do prefeito de Fortaleza José Sarto; do presidente da Câmara de Vereadores de Fortaleza, Gardel Rolim; da vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargadora Germana Moraes; da presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Fernanda Pacobahyba; do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, Durval César Maia; do procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley Carvalho; da representante do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Maria Iraneide Moura Silva; da defensora pública geral do Ceará, Sâmia Farias; da vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – secção Ceará, Christiane Leitão; do procurador-geral do MPC de Rondônia, Adilson Moreira de Medeiros (representando a Ampcon).

Depoimentos 

“Meu sentimento é de missão cumprida, com o apoio dos meus pares e servidores, conseguimos deixar uma casa enxuta e organizada. Estarei a postos para contribuir na vice-presidência. Tenho certeza que continuaremos avançando com a capacidade, a inteligência e garra do conselheiro Rholden”, afirmou Valdomiro Távora, vice-presidente do TCE Ceará

“Assumo a corregedoria com expectativa muito boa. Sempre tem desafios novos, mas com boa equipe, com empenho e disposição vamos fazer um bom trabalho”, declarou Edilberto Pontes, corregedor do TCE Ceará.

“A ouvidoria é mais um canal de comunicação com a sociedade, um canal democrático, onde iremos ouvir aquilo que a sociedade nos sugere, reclama, fazer com que o Tribunal esteja mais próximo dos nossos jurisdicionados e da comunidade. Já tive a oportunidade de conversar com o nosso novo presidente, conselheiro Rholden, que irá nos dar todo o apoio para contar também com a ouvidoria da mulher. Essa é uma luta de toda a sociedade em defesa dos direitos da mulher”, expôs Patrícia Saboya, ouvidora do TCE Ceará

A vice-governadora parabenizou: “Desejo sucesso nessa nova gestão que se inicia, e que sempre exista essa confluência entre o Tribunal de Contas e a formação dos gestores do Estado, um trabalho que já vem sendo feito pelo TCE ao longo da sua história. O fortalecimento do controle social e da sensibilidade na aplicação eficiente dos recursos, de forma transparente, é bom para a população”.

“Que seja uma bela gestão. O conselheiro Rholden é um profissional muito preparado, dedicado. Esperamos que o Ministério Público do Estado do Ceará e o Tribunal de Contas do Ceará possam desenvolver parcerias para ampliar o resultado do trabalho dessas duas instituições tão importantes para a sociedade”, afirmou a procurador-geral de Justiça do Ceará Haley Carvalho.

Os familiares de Rholden explanaram seus sentimentos: “Eu desejo sabedoria para que ele consiga fazer uma gestão em prol da sociedade, que sei que é um desejo dele também. A família estará sempre ao lado para apoiá-lo. Espero que o Rholden consiga fazer uma gestão linda, que o Tribunal possa crescer e contribuir para que a sociedade também possa evoluir”, disse Catarina Portela, esposa do conselheiro. “Tenho certeza que nessa nova missão ele vai fazer o melhor trabalho possível. Ele sempre foi muito estudioso e procura fazer tudo com louvor”, afirmou  Rosita Queiroz, mãe do conselheiro “Tenho certeza que ele vai trabalhar sempre tendo Deus no comando”, desejou João Paulo de Queiroz, pai de Rholden.

Novos dirigentes do TCE Ceará

Rholden Botelho de Queiroz
presidente

Empossado como conselheiro do TCE Ceará em 6 de junho de 2012, foi o primeiro procurador de Contas a ocupar a vaga destinada constitucionalmente a integrantes do Ministério Público de Contas. Aprovado no primeiro concurso público para o cargo de procurador de Contas junto a esta Corte, exerceu desde a instalação do Ministério Público Especial, em outubro de 2007, até outubro de 2009, a função de procurador-geral, posição que reassumiu em novembro de 2011 e exerceu até junho de 2012. Ocupou o cargo de corregedor da Corte de Contas no biênio 2014/2015. Foi eleito para o cargo de vice-presidente do TCE nos biênios 2016/2017 e 2018/2019. É graduado em Direito. Concluiu, em 2002, especialização em Direito Tributário. Em 2005, obteve o título de mestre em Direito Constitucional e, em 2020, de doutor em Direito Constitucional.

José Valdomiro Távora de Castro Júnior
vice-presidente

Nomeado em 9 de março de 2004, José Valdomiro Távora de Castro Júnior tomou posse no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará. Já exerceu o cargo máximo de presidente do TCE Ceará nos períodos 2006/2007, 2012/2015, 2020/2021 e 2022/2023. Também já foi vice-presidente (2010/2011) e corregedor durante os anos 2008/2009 e 2016/2019. Foi eleito para compor o Conselho Fiscal do Instituto Rui Barbosa (IRB), biênios 2022/2023 e 2024/2025.

Edilberto Carlos Pontes Lima
corregedor

Empossado em 25 de outubro de 2007 no cargo de auditor do TCE Ceará, assumiu o cargo de conselheiro em 18 de março de 2010. Ocupou o cargo de vice-presidente de Tecnologia e Informática do Instituto Rui Barbosa (IRB) até dezembro de 2013. Foi corregedor da Corte de Contas no biênio 2012/2013 e vice-presidente nos biênios 2014/2015 e 2020/2021. Foi reeleito presidente do TCE Ceará e vice-presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Rui Barbosa (IRB) para o biênio 2018/2019, tendo exercido os mesmos cargos no biênio 2016/2017. Foi vice-presidente do TCE Ceará (2022/2023) e eleito presidente do Instituto Rui Barbosa (biênios 2022/2023 e 2024/2025). É graduado em Economia e em Direito. Pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos, doutor em Economia e mestre na mesma área, também é especialista em Políticas Públicas.

Patrícia Lúcia Mendes Saboya
ouvidora

Foi empossada no cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Ceará em 31 de março de 2014. Patrícia Saboya foi eleita corregedora do TCE Ceará (biênios 2020/2021 e 2022/2023) e eleita para compor o Conselho Fiscal do Instituto Rui Barbosa (IRB) nos biênios 2022/2023 e 2024/2025. É graduada em Pedagogia.

Fonte: Tribunal de Contas do Estado do Ceará

Confira o vídeo na íntegra: