Suplente de vereador, Iraguassu foi escolhido novo líder do Governo Sarto no fim do ano passado. Foto: CMFor

Um dos principais desafios de uma gestão com muitos aliados no Poder Legislativo é manter sua base unida e coesa em torno dos interesses do Executivo. Tem sido assim com o presidente Lula e o Congresso Nacional e está sendo com o prefeito Sarto e seus aliados na Câmara Municipal de Fortaleza. O líder do Governo no Legislativo da Capital cearense, o vereador Iraguassu Filho (PDT), acredita que com diálogo e entendendo as questões de cada um de seus pares poderá ultrapassar tais desafios, ainda que em um ano eleitoral essa tarefa pareça mais difícil.

Segundo ele, é importante que o prefeito tenha, durante este período, sua base unida e trabalhando em prol das ações da gestão. Sarto é pretenso candidato à reeleição e pretende contar com o apoio de seus aliados na Casa Legislativa. “Já fizemos reuniões neste mês de janeiro com a base aliada e ficou claro que a questão das entregas para a população é o principal fator da gestão do prefeito Sarto”, disse.

Em relação ao trabalho com a base, o vereador acrescenta que  o momento é de conciliação dos aliados.  “A gente acompanhou no final do ano algumas questões que trouxeram pontos de divergência e insatisfação. E em janeiro realizamos um grande debate com o prefeito para sanar dúvidas. Foi um momento importante do ponto de vista das reuniões para estreitar laços com o prefeito”, disse ele afirmando que ao menos 27 parlamentares compareceram aos encontros.

Até o momento, porém, não foi falado sobre os principais projetos que o prefeito deve encaminhar para a Câmara Municipal de Fortaleza logo no início da atual Legislatura, mas o Executivo deve focar em uma gestão mais transparente. “Algumas questões e dúvidas que não tenham ficado caras das matérias que foram enviadas no fim do ano passado devem ser sanadas. Foram muitas mensagens enviadas e isso atrapalhou a comunicação entre o Executivo e o Legislativo”, disse.

Segundo ele, o próprio prefeito reconheceu que muitas matérias foram enviadas no fim do ano, o que gerou críticas da oposição e incômodo na base governista. A partir de agora, conforme informou Iraguassu, técnicos estarão à disposição dos vereadores para tirar dúvidas sobre as matérias, principalmente, aquelas que versam sobre questões ambientais, de desafetação e infraestrutura.

Diálogo

“Queremos esclarecer e explicar melhor o objetivo de cada matéria que gere algum debate mais intenso”, disse Iraguassu Filho.

“O principal objetivo da gente como liderança é dialogar, conversar, reconhecer algum problema, o que é natural. O presidente Lula, que é o maior político em atividade no momento, porque já foi presidente outras duas vezes, tem dificuldade com sua base… É um diálogo permanente, sempre buscando conciliação”, afirmou.