Composição da nova presidência para os anos de 2024 e 2025 /  Foto: Reprodução/ TCE-CE

Por unanimidade dos votos, o conselheiro Rholden Botelho de Queiroz foi eleito para o cargo de presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, biênio 2024/2025. A eleição secreta ocorreu no expediente da Sessão Plenária presencial desta terça-feira (14). 

O colegiado elegeu, também, o conselheiro Valdomiro Távora para o cargo de Vice-Presidente; o conselheiro Edilberto Pontes, para Corregedor; e a conselheira Patrícia Saboya, como Ouvidora.

Em observância à Lei Orgânica e ao Regimento Interno da Corte, a escolha dos novos dirigentes [Presidente, Vice-Presidente, Corregedor e Ouvidor, respectivamente], ocorreu por ordem de antiguidade, encerrando com a votação com o atual presidente. Foram à urna os conselheiros Alexandre Figueiredo (decano), Soraia Victor, Edilberto Pontes, Rholden Queiroz, Patrícia Saboya, Ernesto Saboia e Valdomiro Távora.

Rholden Queiroz definiu o momento com três palavras: “Alegria, Gratidão e Missão. Estou há 16 anos no Tribunal, já assumi várias funções e só posso dizer que, do fundo do meu coração, quero muito bem a esse Tribunal. Eu acho que foi isso que vossas excelências viram em mim, e elegeram o meu nome para essa função. Me lembro de frase do Papa Pio XI, de que ‘a política é a mais alta forma de caridade’. A política como arte de articular interesses em prol do bem comum, com boas políticas públicas, para que o serviço chegue ao cidadão de forma correta. Tenho certeza que não estarei só, conto com todos e estarei aberto para ouvir e tentar acertar”, disse o eleito.

Segundo Valdomiro Távora, o conselheiro Rholden fará uma bela gestão: “[Ele] é uma pessoa bem preparada. Conte comigo! Também tenho o mesmo amor por essa Casa. Agradeço a todos os membros, servidores e terceirizados do TCE Ceará. Se não fossem por vocês o Tribunal não teria avançado, mas temos ainda muitos desafios a enfrentar e estarei aqui para somar”.

O conselheiro Edilberto Pontes destacou que “a experiência do conselheiro Valdomiro e a boa preparação do conselheiro Rholden somarão para que essa Corte e toda a sociedade só tenham a ganhar”.

Futura ouvidora, a conselheira Patrícia Saboya disse que já tem planos para a nova função, entre eles, ressaltar o importante papel da mulher como gestora. “Aproveito para parabenizar o conselheiro Rholden Queiroz, pessoa preparada, que deverá dar continuidade à excelente gestão do conselheiro Valdomiro Távora, que valoriza os servidores e apresenta o Tribunal à sociedade com o seu papel pedagógico”.

Sobre Rholden Queiroz

Empossado como Conselheiro do TCE Ceará em 6 de junho de 2012, foi o primeiro Procurador de Contas a ocupar a vaga destinada constitucionalmente a integrantes do Ministério Público Especial junto a esta Corte. Aprovado no primeiro concurso público para o cargo de Procurador de Contas junto ao TCE Ceará, exerceu desde a instalação do Ministério Público Especial, em outubro de 2007, até outubro de 2009, a função de Procurador-Geral, posição que reassumiu em novembro de 2011 e exerceu até junho de 2012. Ocupou o cargo de Corregedor – biênio 2014/2015. Foi eleito para o cargo de Vice-Presidente do TCE nos biênios 2016/2017 e 2018/2019.

É graduado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (1998). Concluiu, em 2002, especialização em Direito Tributário pela Universidade de Fortaleza – Unifor. Em 2005, obteve o título de Mestre em Direito Constitucional e, em 2020, de Doutor em Direito Constitucional, ambos pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. É membro da Academia Cearense de Direito e autor de livros e artigos dentro da temática do controle externo e do orçamento público. Atualmente, preside a Comissão de Jurisprudência do TCE Ceará.

Fonte: Tribunal de Contas do Estado do Ceará

Confira os vídeos na íntegra: