Fac-Simille da matéria do jornal O Globo desta terça-feira (10)

Os presidentes nacionais do PDT, Carlos Lupi, e do PSB, Carlos Siqueira, discutem há alguns meses, a formação de uma Federação de Partidos para as eleições de 2026. Nos últimos dias o entendimento entre os dois líderes evoluiu para uma aliança em algumas capitais brasileiras, já nas eleições do próximo ano, segundo relata o jornal O Globo, em sua edição desta terça-feira (10), citando o interesse do PSB em reeleger João Campos, em Recife, e o PDT comprometido com uma vitória de José Sarto. Uma outra Capital nordestina de interesse do PDT, é a Aracajú, embora o atual prefeito do PDT, cumprindo o seu segundo mandato, não pode tentar um outro mandato, em 2024.

O PSB votou em Sarto em 2020 e indicou o nome do hoje vice-prefeito, Élcio Batista, na época filiado ao partido. Hoje, Élcio comanda o PSDB no Ceará. Recife e Fortaleza são comandadas há anos pelos dois partidos. Hoje, o PSB cearense é comandado pelo ex-deputado estadual Eudoro Santana, mas o partido não tem um diretório estadual, é dirigido por uma Comissão Provisória, que, a qualquer momento pode ser destituída. Eudoro, por conta das posições do seu filho Camilo Santana, ministro da Educação, é adversário de Sarto, embora tenha sido um dos seus cabos eleitorais, na disputa municipal de 2020.

Com a mudança de comando neste Estado, o PSB já conseguiu filiar algumas lideranças políticas do Interior, inclusive prefeitos como o de Caucaia, Vitor Valim, e tem pelo menos dois outros prefeitos querendo filiar-se ao partido, ambos também da Região Metropolitana de Fortaleza. Embora todos tenham dúvidas quanto ao futuro do PSB no Ceará, os seus novos filiados não acreditam que o partido possa a vir apoiar a candidatura de Sarto à reeleição. Para esses, a força de Camilo fará com que o presidente Lula interfira nessa entendimento entre curso entre os presidente nacional do PSB e do PDT, esquecendo que Carlos Lupi também é ministro do Governo Lula, o de Previdência.

PSB e PDT não querem perder os comandos das duas importantes prefeituras de capitais nordestinas, assim, um deve apoiar o outro nessas respectivas localidades.